Secções
Entrar

Trabalhadores dos portos em greve até sexta-feira

27 de março de 2018 às 16:37

Paragem tem como objectivo reivindicar que as administrações cumpram o acordo colectivo de trabalho.

Os trabalhadores dos portos estão em greve desde as 00h00 de segunda-feira passada até às 24h00 de sexta-feira para reivindicar que as administrações cumpram o acordo colectivo de trabalho.

1 de 5
Estivadores põem fim à greve a partir de amanhã
Foto: Sábado
Foto: Steven Governo/Lusa

Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias, a greve inclui os portos de Viana do Castelo, Douro e Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines, Madeira, Açores e trabalhadores do terminal de granéis líquidos de Sines.

Foi ainda decretada greve ao trabalho extraordinário das 00h00 horas do dia 31 de Março de 2018 até às 24h00 do dia 1 de Abril de 2018, fim de semana da Páscoa.

"Constituem fundamentos para a greve decretada, particularmente a recusa da assinatura do ACT, por parte das Administrações Portuárias, não obstante o acordo alcançado na reunião de 20/12/2017", lê-se no comunicado.

"Por outro lado, os resultados consubstanciados no referido acordo estiveram sempre dependentes das orientações recebidas pela tutela, segundo as informações que nos eram transmitidas. E foi por isso que esta direcção sindical deixou cair outras reivindicações, exactamente para evitar inflacionar os custos", acrescentou ainda o sindicato.

A nota refere que existem ainda outras razões para a greve "nomeadamente nos portos das regiões autónomas" e que as administrações não cumprem o ACT em vigor desde Dezembro de 2015".

ALusatentou obter, ainda sem sucesso, os números do primeiro dia de adesão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela