Secções
Entrar

Taxa de juro do crédito à habitação cai há 10 meses consecutivos

Negócios 06 de janeiro de 2026 às 12:10

Portugal já desceu seis posições entre os países da Zona Euro desde o início do ano e tem a terceira taxa de juro média das novas operações de empréstimos à habitação mais baixa. Fixou-se em 2,82% em novembro.

A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação caiu pelo décimo mês consecutivo em novembro para 2,82% -, mantendo-se no valor mais baixo desde outubro de 2022. Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
Casas Habitação Miguel Baltazar
A descida dos juros nas novas operações aconteceu tanto nos novos contratos, como nos contratos renegociados, que registaram recuos de 0,02 pontos percentuais (pp.) e 0,06 pp., respetivamente, para 2,82% e 2,84%. Em comparação com os restantes países da Zona Euro, Portugal já desceu seis posições desde o início do ano e está atualmente na terceira posição mais baixa. A taxa de juro média das novas operações de empréstimos à habitação do conjunto dos países da área do euro manteve-se inalterada nos 3,30%. A taxa mais baixa foi registada nas operações a taxa mista, de 2,73%, seguida pela taxa variável, nos 2,81%, com uma descida de 0,02 pp. A taxa de juro média das novas operações a taxa fixa também desceu, 0,04 pp., para 3,39%, sendo a mais elevada das três. Em novembro, 74% dos novos empréstimos à habitação foram contratados a taxa mista (isto é, com taxa de juro fixa num período inicial do contrato, seguido de um período com taxa de juro variável), 22% com taxa variável e 4% a taxa fixa. Os contratos a taxa mista representavam 42% do "stock" de crédito à habitação.  A prestação média mensal do "stock" dos empréstimos à habitação aumentou em novembro, fixando-se nos 416 euros. Depois de os novos contratos de crédito a particulares terem atingido em outubro o valor mais elevado da série do BdP que remonta a dezembro de 2014, em novembro diminuíram 201 milhões para 2.898 milhões de euros. O montante total foi pressionado pelos novos contratos de empréstimo para habitação que abrandou. O montante com finalidade de crédito à habitação abrandou 110 milhões de euros para 2.058 milhões, num mês em que os jovens até aos 35 anos representaram 62% do montante total, "um ponto percentual acima do observado em outubro", indica o supervisor nacional. Nas novas operações de empréstimos ao consumo, a taxa de juro média desceu para 8,63% em novembro. Nos empréstimos para outros fins, o juro médio diminuiu 0,08 pp, para 3,4%.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima