Secções
Entrar

TAP fecha primeiro trimestre com perdas de 57,4 milhões. Receitas crescem 70%

Jornal de Negócios 10 de maio de 2023 às 20:56

A companhia aérea registou um prejuízo cerca de 53% inferior ao reportado nos primeiros três meses de 2022 e os resultados são também melhores do que no primeiro trimestre de 2019, ainda antes da pandemia.

A TAP registou um prejuízo de 57,4 milhões de euros no primeiro trimestre, indicou esta quarta-feira a companhia aérea em comunicado à CMVM. Face a igual período do ano passado, as perdas reduziram-se em 52,8%.

A empresa sublinha que os números traduzem uma "melhoria significativa" face aos primeiros trimestres de 2022 e 2019, quando tinha apresentado prejuízos de 121,6 milhões de euros e de 106,6 milhões de euros, respetivamente. Em 2020 e 2021, devido à pandemia da covid-19, os resultados foram duramente penalizados.

A companhia aérea destaca que "o número de passageiros e capacidade" superaram "os níveis pré-crise do primeiro trimestre de 2019". As receitas atingiram os 835,9 milhões de euros, um crescimento de 70,4%.

Nas receitas operacionais, as vendas de bilhetes renderam 737,6 milhões de euros, uma subida de 78,7%, enquanto os rendimentos com a manutenção dispararam de 9,2 milhões de euros para 43,6 milhões, quase quintuplicando. Já as receitas com carga e correio caíram 24,6%, cifrando-se em 48,7 milhões de euros.

Os gastos operacionais também aumentaram, fruto da maior atividade da companhia aérea, tendo totalizado 852,2 milhões de euros, um incremento homólogo de 54,2%. Aqui, os gastos com combustíveis mais do que duplicaram (+109,6%), para 277 milhões de euros.

O resultado operacional (EBIT) melhorou em 73,7%, para os 16,3 milhões de euros negativos.

Na sua estreia na apresentação de contas da TAP, o novo CEO da companhia aérea, Luís Rodrigues, refere que "o primeiro trimestre de 2023 mostrou uma continuidade do crescimento da procura, fazendo com que a TAP transportasse, pela
primeira vez num trimestre pós-crise, mais passageiros do que em 2019".

"A TAP apresentou neste trimestre, um forte desempenho operacional e financeiro, apesar do aumento dos custos e dos desafios operacionais. Enfrentar esses desafios às portas do Verão é o caminho no qual temos de nos concentrar. Caminho esse, que não se pode realizar sem o esforço e dedicação de todos os nossos colaboradores", conclui, na mensagem que consta do comunicado.

Notícia atualizada às 20:43

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela