Secções
Entrar

Sindicato dos Jornalistas reúne-se com PR a 14 de dezembro para discutir crise na Trust in News

Lusa 04 de dezembro de 2024 às 17:47

O SJ defendeu que, "enquanto mais alto magistrado da nação, o Presidente da República, uma pessoa com grande proximidade e passado nos media, pode ter um papel muito importante para uma possível saída para esta crise, que afeta a vida de cerca de 150 pessoas".

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai reunir-se com o Presidente da República em 14 de dezembro, disse esta quarta-feira à Lusa fonte sindical, depois de ter pedido audiência urgente para debater a crise na Trust in News (TiN).

Na segunda-feira, o SJ disse que tinha pedido "uma audiência urgente ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o intuito de debater a grave crise na TiN", que detém a Visão, Exame ou Jornal de Letras, entre outros.

COFINA MEDIA

O SJ defendeu que, "enquanto mais alto magistrado da nação, o Presidente da República, uma pessoa com grande proximidade e passado nos media, pode ter um papel muito importante para uma possível saída para esta crise, que afeta a vida de cerca de 150 pessoas".

Entretanto, a TiN, liderada por Luís Delgado, foi hoje considerada insolvente, tendo o tribunal fixado em 30 dias o prazo para reclamação dos créditos e assembleia de credores para 29 de janeiro, segundo a sentença a que Lusa teve acesso.

"Declaro a insolvência da Trust in News", lê-se na decisão do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste.

Esta decisão acontece no mesmo dia em que os trabalhadores da TiN se concentram no Largo de Camões, em Lisboa, para denunciar a situação do grupo.

O tribunal nomeou como administrador de insolvência André Fernando de Sá Correia Pais e decretou a "apreensão imediata, para entrega ao/à administrador/a da insolvência, dos elementos de contabilidade da insolvente e de todos os bens (ainda que arrestados, penhorados ou apreendidos)", lê-se no documento.

"Fixo em 30 dias o prazo para reclamação de créditos" e "designo, para realização da assembleia de apreciação do relatório a apresentar pelo/a administrador/a da insolvência, o próximo dia 29 de janeiro de 2024, pelas 11h00", refere a decisão.

O tribunal nomeou ainda a Comissão de Credores, que tem como membros efetivos o Instituto da Segurança Social, a Autoridade Tributária, a Impresa Publishing, o Novo Banco e o Representante dos trabalhadores a indicar pela Comissão de Credores.

Os CTT e o BCP são membros suplementes desta Comissão.

A TiN, que detém 16 títulos, entre os quais a Visão, Exame, Exame Informática, Jornal de Letras, Caras, Activa, TV Mais, viu o Plano Especial de Revitalização (PER) ser reprovado em 05 de novembro, tendo em 12 de novembro a administração anunciado a intenção de apresentar um plano de insolvência, requerendo a convocação de uma assembleia de credores para apresentação e fundamentação de um plano de recuperação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela