Secções
Entrar

Salário mínimo espanhol passa a ser mais de 300 euros superior ao português

Jornal de Negócios 31 de janeiro de 2023 às 16:17

O líder do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta terça-feira um aumento de 80 euros no salário mínimo. Já Portugal subiu o valor em 55 euros em janeiro.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta terça-feira uma subida de 8% do salário mínimo, passando assim de 1.000 para 1.080 euros brutos mensais a 14 meses, contando com o subsídio de férias e de natal.

A proposta, anunciada no Senado, será aprovada em Conselho de Ministros a 7 de fevereiro e será depois aplicada com efeito retroativo a 1 de janeiro deste ano.

Sánchez acrescentou ainda que vai solicitar à Comissão Europeia empréstimos no valor de 94 mil milhões de euros para prosseguir com a modernização da economia espanhola. Nas palavras do líder do Executivo, citado pelo El Mundo: "o caminho é o da Alemanha e não de um país de mão de obra barata e pouco qualificada".

Com esta subida, o salário mínimo bruto mensal regista um aumento de 46,7% desde 2018, ano em que Pedro Sánchez chegou à presidência. Na altura situava-se em 735,90 euros.

A medida foi anunciada depois das reuniões desta manhã com as confederações sindicais UGT e CCOO, que pediam uma subida do salário mínimo até aos 1.100 euros.

Em Portugal, o salário mínimo passou de 705 para 760 euros em janeiro deste ano, uma atualização de 7,8%.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela