Secções
Entrar

Rússia ameaça bloquear acesso ao WhatsApp por incumprimento da legislação do país

Lusa 28 de novembro de 2025 às 18:38

Em causa está uma legislação russa relativa à prevenção e combate ao crime.

O órgão regulador das telecomunicações da Rússia avisou esta sexta-feira que vai bloquear o acesso à plataforma de mensagens WhatsApp caso a aplicação continue a infringir a legislação russa relativa à prevenção e combate ao crime.
PGR alerta para mensagens fraudulentas via Whatsapp sobre dívidas ao SNS Silas Stein/picture-alliance/dpa/AP Images
"Se o serviço de mensagens continuar a não cumprir os requisitos da legislação russa, acabará por ser completamente bloqueado", ameaçou o órgão regular, designado como Roskomnadzor, num comunicado publicado pelos principais meios de comunicação social do país. "O WhatsApp continua a violar a legislação russa. O serviço de mensagens é utilizado para organizar e levar a cabo atentados terroristas no país, recrutar perpetradores e cometer fraudes e outros crimes contra os nossos cidadãos", acrescentou a nota informativa. O órgão regulador russo indicou ainda que desde agosto que tem vindo a abrandar o acesso à plataforma, especialmente a comunicação através de mensagens de voz, como medida punitiva. O WhatsApp é propriedade da Meta, uma empresa norte-americana cujas atividades são proibidas na Rússia porque o Governo a descreveu como uma organização extremista.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela