Secções
Entrar

Primeiras audições de inquérito ao Banif a 22 de Março

17 de fevereiro de 2016 às 16:56

É o que diz o presidente da comissão parlamentar. No dia 8, os coordenadores das várias bancadas na comissão vão reunir-se para marcar a data

As duas primeiras audições na Comissão Parlamentar de Inquérito à venda do Banif devem realizar-se a 22 de Março, terça-feira, já depois de concluídos os trabalhos dos deputados em torno do Orçamento do Estado (OE) para 2016.

O presidente da comissão de inquérito, o deputado do PCP António Filipe, anunciou hoje que foi acordada para 8 de Março uma reunião com os coordenadores das várias bancadas na comissão com vista a "diligenciar a marcação das primeiras audições de acordo com uma ordem que venha a ser estabelecida" de convocados ao parlamento.

De todo o modo, prosseguiu, as primeiras audições devem suceder a 22 de Março, e a metodologia passará tipicamente por haver duas audições às terças-feiras, uma de manhã e outra de tarde, e uma audição à quarta e quinta-feira, ambas a partir das 17h30.

Deverão ser conduzidas portanto quatro audições semanais na comissão de inquérito.

O "avaliar" do "comportamento da autoridade de supervisão financeira, o Banco de Portugal, sobre o caso Banif, é um dos objectivos da comissão parlamentar de inquérito, que hoje se reúne para definir calendários de audições e metodologias de trabalho.

O processo de venda, em Dezembro de 2015, irá dominar os trabalhos para se proceder à "avaliação de riscos e alternativas" da decisão, "no interesse dos seus trabalhadores, dos depositantes, dos contribuintes e da estabilidade do sistema financeiro".

A 20 de Dezembro o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif, com a venda de parte da actividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a transferência de outros activos - incluindo "tóxicos" - para a nova sociedade veículo.

A resolução foi acompanhada de um apoio público de 2.255 milhões de euros, sendo que 1.766 milhões de euros saem directamente do Estado e 489 milhões do Fundo de Resolução bancário, que consolida nas contas públicas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela