Secções
Entrar

PCP requer audição de Centeno sobre processo de alienação do Novo Banco

04 de outubro de 2017 às 18:53

Fundo norte-americano Lone Star já tem autorização do Banco Central Europeu para comprar o banco

O grupo parlamentar do PCP apresentou, esta quarta-feira, na Assembleia da República um requerimento para a audição do ministro das Finanças sobre o processo de alienação do Novo Banco.

"Importa esclarecer em que termos se prepara o Governo (...) para disponibilizar recursos financeiros ao fundo de resolução para que possa fazer face às necessidades do balanço da instituição decorrentes do acordo entre a República (Portuguesa) e a Lone Star", lê-se no texto dirigido à Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

O presidente do Novo Banco, António Ramalho, disse que o fundo norte-americano Lone Star já tem autorização do Banco Central Europeu (BCE) para comprar o banco, acreditando que a concretização do negócio está para breve.

Por seu turno, o Governo do PS aprovou um acordo-quadro com o Fundo de Resolução que garante "a satisfação de eventuais compromissos decorrentes da operação de venda do Novo Banco", que aguarda uma decisão de Bruxelas.

A decisão, que consta de uma resolução do Conselho de Ministros publicada na segunda-feira à noite, assegura acesso a financiamento por parte do fundo, "se e quando se afigurar necessário, para a satisfação de obrigações contratuais que venham eventualmente a decorrer da operação de venda da participação de 75% do capital social do Novo Banco".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela