Secções
Entrar

PCP propõe renacionalização dos CTT

01 de agosto de 2017 às 22:41

De acordo com os comunistas, já foram encerradas 546 estações e postos dos CTT entre 2009 e 2016

O PCP propôs a renacionalização dos CTT, num projecto de resolução entregue no parlamento, em "defesa do serviço público postal" e como um "imperativo nacional, de soberania, coesão e justiça social".

No texto que entregaram na Assembleia da República na segunda-feira e que foi hoje divulgado, em que recomendam ao Governo a renacionalização dos CTT, os comunistas recordam que foi o Governo PSD/CDS a consumar "uma velha aspiração do capital monopolista" e preparada por vários governos, "incluindo do PS" - a privatização da empresa em 2013 e 2014.

O objectivo do executivo era, segundo o PCP, usar o dinheiro numa "hipotética redução do défice e da dívida" e por "nos bolsos dos novos donos" os lucros da empresa.

De 2009 a 2016, ainda de acordo com os comunistas, já encerraram 546 estações e postos dos CTT, reduzindo em centenas o número de trabalhadores, que levou à "degradação da qualidade do serviço".

A solução proposta pelo PCP, mais do que resgatar a concessão do serviço postal, que poderia levar "à destruição de uma empresa centenária", passa pela "recuperação do controlo público da empresa".

"É um imperativo que o Governo assuma a sua responsabilidade de órgão de soberania, revertendo a privatização dos CTT Correios de Portugal", justifica o partido no texto do projecto de resolução entregue na mesa da Assembleia da República.

Um projecto de resolução não tem o valor de uma lei, fazendo uma recomendação ao Governo, neste caso propor a reversão da privatização dos CTT.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela