Secções
Entrar

O que prevê o BCE para os próximos tempos? Menos crescimento e mais inflação

Jornal de Negócios 15 de junho de 2023 às 13:52

Nas previsões divulgadas agora, o Banco Central Europeu (BCE) estima que a economia cresça 0,9% e que os preços subam 5,4% este ano. Estimativas são piores do que as de março.

O Banco Central Europeu (BCE) mostra-se ligeiramente mais pessimista face ao que estava em março, esperando agora que, este ano, a economia da Zona Euro cresça 0,9% e que os preços aumentem 5,4%. As estimativas são piores em 0,1 pontos percentuais em ambos os casos e tanto para este ano, como para o próximo.

De acordo com as primeiras estimativas do Eurosistema divulgadas nesta quinta-feira, 15 de junho, o BCE espera que a economia da Zona Euro avance 0,9% este ano, 1,5% em 2024 e 1,6% em 2025. As projeções ficam aquém das divulgadas anteriormente, em março, quando as previsões apontavam para crescimentos ligeiramente superiores, de 1% este ano e de 1,6% no próximo. A expectativa para 2025 mantém-se. 

Já relativamente à inflação, o BCE espera que os preços - medidos pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) - cresçam 5,4% este ano, abrandando para 3% em 2024 e para 2,2% em 2025. Em março, esperava que a inflação travasse ligeiramente mais: para 5,3% este ano, para 2,9% em 2024 e para 2,1% em 2025. 

(Notícia em atualização)

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela