Secções
Entrar

Novo Banco com lucro recorde de 640 milhões de euros até setembro

Jornal de Negócios 02 de novembro de 2023 às 21:56

Trata-se de um aumento de 49% em comparação com o mesmo período do ano passado, explicado pela margem financeira que mais do que duplicou, subindo para 831 milhões de euros.

O Novo Banco registou lucros de 638,5 milhões de euros entre janeiro e setembro, o que representa uma subida de 49% em relação ao período homólogo, indica um comunicado enviado esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O aumento é explicado com a margem financeira — 
ou seja, a diferença entre os juros pagos pelos clientes nos créditos e os juros que o banco paga pelos depósitos e por outras fontes de financiamento — que mais do que duplicou, subindo para 831 milhões de euros até setembro, quando em 2022 esse indicador tinha ficado pelos 406 milhões. Tendo em conta só o terceiro trimestre, a margem financeira foi de 307,2 milhões, um aumento de 10,6%. 

"A margem financeira totalizou 831,2 milhões de euros, reflexo da melhoria da taxa de juro média dos ativos que superou o aumento do custo de financiamento", indica o Novo Banco.


Um aumento que beneficia da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que tem tornado mais caro o custo do crédito para as famílias e empresas. O Novo Banco refere uma "evolução favorável das taxas ativas": 3,98%, mais do dobro no período homólogo, 1,79%. Esse indicador, refere o banco, "mais que compensou as taxas passivas mais elevadas".

Quanto às comissões, ficaram pelos 217,1 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma subida de 0,7% face ao período homólogo. 

A carteira de empréstimos chegou aos 26,7 mil milhões de euros até setembro. O crédito às empresas caiu quase 2% para 14 mil milhões, enquanto o crédito às famílias subiu quase 3% para 12 mil milhões. Já o crédito ao consumo cresceu mais de 7% para 1,5 mil milhões de euros.

No comunicado, o presidente da comissão executiva do Novo Banco sublinha que "no terceiro trimestre o banco continua a apresentar fortes resultados". "Além de rentável, tem capacidade de geração de capital" e "um balanço sólido e de elevada liquidez", refere Mark Bourke. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela