Secções
Entrar

Mitsubishi garante que Portugal não foi "afectado" pela fraude

20 de abril de 2016 às 15:13

O fabricante de automóveis japonês Mitsubishi Motors admitiu esta terça-feira ter manipulado testes de emissões poluentes. A representante da fabricante em Portugal garante que os modelos em causa só são fabricados no Japão

A Mitsubishi Motors Portugal garante que "nenhum dos modelos" comercializados e homologados no mercado português "está afectado" pelas irregularidades nos testes de emissões de poluentes.

 

O fabricante de automóveis japonês Mitsubishi Motors admitiu esta terça-feira ter manipulado testes de emissões poluentes em, pelo menos, 625 mil veículos, alguns dos quais construídos para a também nipónica Nissan. "Neste momento e, tendo em conta a informação de que dispomos, nenhum dos modelos comercializados e homologados no mercado português e europeu está afectado pelo referido problema", garantiu a Mitsubishi Motos Portugal em comunicado.

 

"Esta manhã, a Mitsubishi Motors Corporation informou que foram detectadas irregularidades, relacionadas com a homologação, no Japão, dos modelos eKSpace e eK Wagon. Estes modelos são comercializados única e exclusivamente no Japão e este problema afecta 625.000 veículos", acrescentou a filial portuguesa, salientando que o grupo "decidiu parar com a produção e vendas dos referidos modelos".

 

O anúncio surge numa altura em que a indústria automóvel tem sido sujeita a fiscalizações mais apertadas, depois de a alemã Volkswagen se ver envolvida num escândalo relacionado com fraudes nos testes de emissões.

 

A Mitsubishi Motors caiu mais de 15% na bolsa de Tóquio após anunciar uma conferência de imprensa para explicar as "irregularidades" nos controlos de emissões poluentes, a maior queda desde Julho de 2004.

 

"Pedimos as maiores desculpas a todos os nosso clientes e outras partes afectadas", declarou o presidente do grupo japonês, Tetsuto Aikawa, numa conferência de imprensa no Ministério dos Transportes.

 

"O nosso cliente Nissan descobriu diferenças entre os valores fornecidos e aqueles encontrados e pediu-nos para rever os valores", disse a Mitsubishi num comunicado, acrescentando que decidiu parar a produção e as vendas dos modelos em questão.

 

A Mitsubishi Motors, conhecida pelos seus modelos Outlander 4x4 e Pajero, fabrica cerca de um milhão de veículos por ano.

 

Para o ano fiscal que terminou em Março de 2016, a empresa estima atingir um volume de negócios de 2,260 mil milhões de ienes (15,8 mil milhões de euros). Os resultados serão publicados a 27 de Abril.

 

O caso lembra o escândalo que abalou a Volkswagen nos últimos meses, depois de o fabricante alemão admitir ter instalado em 11 milhões de carros um software capaz de falsificar os valores das emissões poluentes dos motores a diesel.

 

A Volkswagen arrisca-se agora a pagar milhões de euros em indemnizações e multas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela