Secções
Entrar

Lisboa: Portagens nas pontes aumentam entre 5 e 15 cêntimos

28 de dezembro de 2016 às 20:00

Novos preços aplicam-se a partir de 1 de Janeiro. Contratos de concessão prevêem a actualização com base na variação do índice de preços ao consumidor

Algumas portagens nas autoestradas portuguesas terão um aumento de 5 e 10 cêntimos a partir de 1 de Janeiro, ficando de fora desta actualização 78% das portagens, que não terão "qualquer acréscimo de preço".

Tanto na ponte 25 de Abril como na Vasco da Gama, os veículos de classe 1 vão passar a pagar mais cinco cêntimos. Contudo, o aumento pode ir até aos 15 cêntimos: tal abrange os veículos de classe 4 e só na ponte Vasco da Gama.

Segundo o Jornal de Negócios, na 25 de Abril um veículo de classe 1 passa a pagar 1,75 euros de portagem, enquanto na Vasco da Gama pagará 2,75 euros.

Os veículos de classe 4 na ponte Vasco da Gama vão passar a pagar 11,85 euros.


O Ministério do Planeamento e Infraestruturas indicou hoje que "a actualização [das portagens] abrange 22% das taxas aplicadas e será de apenas 0,05 euros na generalidade das taxas de Classe 1, sendo de 0,10 euros num número reduzido de situações", acrescentando que "em 78% dos casos não haverá qualquer acréscimo de preço".

A revisão anual das taxas de portagem nas autoestradas entra em vigor a 1 de Janeiro de 2017, de acordo com os respectivos contratos de concessão, que prevêem a actualização com base na variação do índice de preços ao consumidor.

O índice de preços ao consumidor de Outubro, excluindo habitação, que serve de referência à actualização anual das portagens, foi de 0,84%, sendo essa a proposta que as concessionárias de autoestradas terão feito ao Governo.

O método de actualização das portagens inclui um mecanismo de arredondamento das taxas para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo. Ou seja, se os aumentos forem inferiores a 2,5 cêntimos, a portagem manter-se-á inalterada. No entanto, se o aumento for superior a 2,5 cêntimos, há um arredondamento automático para cinco cêntimos.

Em 2016, a actualização nas taxas de portagem das autoestradas nacionais abrangeu apenas 10% dos troços das vias onde há cobrança aos utilizadores e numa actualização de apenas cinco cêntimos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela