Secções
Entrar

Introdução da IA nos iPhones pode aumentar vendas da Apple, acreditam os especialistas

Sofia Parissi 11 de junho de 2024 às 14:48

Novas funcionalidades foram apelidadas de Apple Intelligence e incluem a incorporação do ChatGTP no sistema dos telemóveis da marca.

Na conferência mundial de programadores, realizada na passada segunda-feira, 10 de junho, a Apple anunciou que irá introduzir um novo softwarecom IA [inteligência artificial] generativa nos iPhones.

Os especialistas acreditam que as novidades apresentadas podem vir a reverter o declínio na venda dos telemóveis da marca, que não têm uma grande mudança tecnológica desde o lançamento do iPhone 12, em 2020, com a tecnologia 5G. "O que vimos hoje foi mais atraente do que qualquer coisa que vimos desde então", disse o analista Gil Luria, da DA Davidson, citado pela Reuters.

REUTERS/Carlos Barria

De acordo com a agência noticiosa, no ano fiscal que terminou em setembro de 2023, as receitas da Apple com o iPhone foram de 200,6 mil milhões de dólares, contra 205,5 mil milhões no ano anterior. 

O novo modelo foi apelidado de Apple Intelligencee inclui funcionalidades como a edição de texto e a criação deemojispersonalizados. Além disso, através de uma parceria entre a Apple e aOpenAI, o ChatGPT também passa a estar disponível e pode ser utilizado com recurso à Siri, a assistente digital da marca.

A marca anunciou ainda que estas funcionalidades só ficam disponíveis a partir do iPhone 15 Pro ou Pro Max, o que também é apontado como um possível fator de aumento das vendas. "Estimamos que mais de 15% da base instalada da Apple irá atualizar para o iPhone 16, uma vez que aApple Intelligenceé a aplicação que muitos têm estado à espera", afirmou Dan Ives, analista da Wedbush Securities, citado pela Reuters. O novo telemóvel da marca deve ser lançado no próximo outono. 

Ainda assim, há analistas que são mais céticos em relação à nova vaga de vendas. "Os investidores querem claramente uma estratégia mais abrangente e ambiciosa da Apple no que diz respeito à IA", disse Tejas Dessai, da Global X. 

Elon Musk também reagiu ao anúncio da Apple, afirmando que irá banir os dispositivos da marca das suas empresa, caso a OpenAI seja integrada no sistema operativo dos dispositivos. "Trata-se de uma violação de segurança inaceitável", afirmou o dono da Tesla e do X.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela