Secções
Entrar

INE confirma hoje se economia recuperou o valor que tinha em 2010

28 de fevereiro de 2018 às 09:16

Na estimativa rápida que publicou há duas semanas, o INE divulgou que o PIB cresceu 2,7% no conjunto do ano passado.

O INE divulga esta quarta-feira o valor do PIB em termos reais em 2017, que, confirmando-se o crescimento de 2,7% em termos anuais, deverá ter recuperado o valor que tinha em 2010, antes da crise económica.

1 de 4
euros dinheiro
Foto: Getty
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Na estimativa rápida que publicou há duas semanas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,7% no conjunto do ano passado, alcançado o ritmo mais elevado desde 2000.

Hoje, o INE divulga mais informação sobre as contas nacionais do quarto trimestre de 2017, como a composição desse crescimento (com destaque sobretudo para o contributo da procura interna, que reflecte, uma aceleração do investimento) e o valor do Produto Interno Bruto (PIB), entre outros.

"É provável que com o crescimento de 2017 o PIB em termos reais [que exclui os efeitos da inflação] tenha atingido os valores de 2010. Os valores pré-‘troika’, pré-crise orçamental", antecipou à agência Lusa António Ascensão Costa, economista do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Ou seja, se o INE confirmar o crescimento de 2,7% do conjunto do ano, a economia portuguesa, em termos reais, deverá ter ultrapassado os 179 mil milhões de euros, aproximando-se do valor que apresentava em 2010, quando rondava os 179,4 mil milhões de euros.

Recorde-se que entre 2011 e 2013 a economia portuguesa perdeu 12 mil milhões de euros do seu valor, levando depois quatro anos a recuperar o valor perdido durante a crise económica.

O INE deve confirmar hoje também o crescimento do quarto trimestre em termos homólogos e em cadeia, 2,4% (abrandando ligeiramente face aos 2,5% no terceiro trimestre) e 0,7% (superior em 0,2 pontos percentuais ao trimestre anterior), respectivamente.

A confirmar-se, o crescimento do PIB fica ligeiramente acima da última previsão do Governo para o conjunto do ano passado, que era de 2,6%, mas acabou por ser mais favorável do que o crescimento de 1,5% previsto inicialmente pelo Ministério das Finanças no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela