Secções
Entrar

Groundforce tentou ir buscar antigo CEO à reforma

Jornal de Negócios 24 de maio de 2021 às 11:06

António Guilhermino Rodrigues foi contactado pelo acionista privado, Alfredo Casimiro, para regressar ao ativo e voltar à empresa de assistência aeroportuária, que liderou entre 2013 e 2017.

A Groundforce tentou contratar António Guilhermino Rodrigues para voltar a ocupar o cargo de presidente executivo da empresa de "handling", que ocupou entre 2013 e 2017, quando foi substituído no cargo por Paulo Neto Leite.

António Guilhermino Rodrigues

No entanto, segundo noticia o Eco esta segunda-feira, 24 de maio, o antigo gestor terá recusado sair da reforma. As funções são ocupadas pelo próprio acionista privado, Alfredo Casimiro, desde que demitiu o ex-CEO por atos que "lesaram a empresa".

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, Guilhermino Rodrigues foi também presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, administrador do Metropolitano de Lisboa e trabalhou de perto com António Guterres: primeiro como assessor do primeiro-ministro e depois como secretário de Estado dos Transportes nas duas legislaturas.

A 10 de maio, a TAP anunciou a apresentação de um pedido de insolvência da Groundforce, onde detém uma participação de 49,9%, após ter falhado os pagamentos pelo aluguer dos equipamentos. A companhia aérea quer encontrar um acionista "com capacidade financeira" para a empresa.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse na semana passada no Parlamento que, "apesar de ser um processo delicado e incerto", este processo de insolvência dará "pela primeira vez um caminho" à TAP, que vai propor a conversão do seu crédito na Groundforce em capital.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela