Governo define como objetivo retirar 600 mil pessoas da pobreza
Estratégia 2020-2030 aprovada esta sexta-feira em Conselho de Ministros passa por conseguir retirar 10% da população da condição de pobreza.
Retirar 600 mil pessoas da pobreza. Este é um dos objetivos da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2020-2030, aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, através de vários diplomas centrados no combate às desigualdades.
Entre estes está o decreto regulamentar que estabelece os termos e as condições do reconhecimento do cuidador informal, bem como as medidas de apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas.
Segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o estatuto é alargado a todo o país e deixa de estar circunscrito aos 30 concelhos piloto, estando previsto o aumento do subsídio e a criação de uma comissão permanente de acompanhamento.
Na conferência de imprensa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou também que um dos objetivos passa por conseguir retirar 10% da população da condição de pobreza. De acordo com a governante, isto significa retirar da pobreza 660 mil pessoas, um número mais ambicioso do que os 360 mil que estariam naturalmente assumidos na transição do plano europeu para o plano nacional.
A estratégia tem também como objetivo a erradicação da pobreza junto de 170 mil crianças.
Edições do Dia
Boas leituras!