Secções
Entrar

Governo define como objetivo retirar 600 mil pessoas da pobreza

16 de dezembro de 2021 às 16:10

Estratégia 2020-2030 aprovada esta sexta-feira em Conselho de Ministros passa por conseguir retirar 10% da população da condição de pobreza.

Retirar 600 mil pessoas da pobreza. Este é um dos objetivos da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2020-2030, aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, através de vários diplomas centrados no combate às desigualdades.

Entre estes está o decreto regulamentar que estabelece os termos e as condições do reconhecimento do cuidador informal, bem como as medidas de apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas.

Segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o estatuto é alargado a todo o país e deixa de estar circunscrito aos 30 concelhos piloto, estando previsto o aumento do subsídio e a criação de uma comissão permanente de acompanhamento.

Na conferência de imprensa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou também que um dos objetivos passa por conseguir retirar 10% da população da condição de pobreza. De acordo com a governante, isto significa retirar da pobreza 660 mil pessoas, um número mais ambicioso do que os 360 mil que estariam naturalmente assumidos na transição do plano europeu para o plano nacional.

A estratégia tem também como objetivo a erradicação da pobreza junto de 170 mil crianças.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela