Secções
Entrar

Governo admite portagens no IP3 em perfil de autoestrada

Jornal de Negócios 19 de dezembro de 2025 às 11:53

O ministro das Infraestruturas diz que o modelo ainda vai ser analisado pela IP, mas salientou “o primado do Governo pelo princípio do utilizador-pagador”.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação admitiu esta sexta-feira que o IP3 em perfil de autoestrada venha a ter portagens, já que o Governo defende o princípio do utilizador-pagador, ainda que seja minoritário.
Ministro das Infraestruturas avalia portagens no IP3, seguindo o princípio do utilizador-pagador
Na conferência de imprensa desta sexta-feira, onde detalhou as medidas aprovadas pelo Executivo no último Conselho de Ministros para a área das infraestruturas, Miguel Pinto Luz afirmou que “é sobejamente conhecido o primado deste Governo pelo princípio do utilizador-pagador”, lembrando que “fomos contra a eliminação das portagens que tiveram um custo de mais de 300 milhões de euros anuais para os portugueses”. “Não há autoestradas gratuitas e esses 300 milhões de euros dariam muito jeito à Infraestruturas de Portugal (IP) para continuar a investir em rodovia de norte a sul do país”. No entanto, explicou, nesta fase “ainda não estamos a falar como vamos pagar”. “O Governo mandatou a IP a apresentar um modelo em PPP, concessão, concessão por disponibilidade, com portagens, sem portagens...” e após essa apreciação “o Governo tomará a decisão final”. “O princípio do utilizador-pagador é o primado deste Governo, mas também sabemos que um Governo minoritário tem que ter a humildade de, em sede da Assembleia da República, ver revertidas todas essas decisões”. No último Conselho de Ministros, o Governo aprovou a solução para traçado do IP3 em perfil de autoestrada, que foi “consensualizado entre as duas Comunidades Intermunicipais (CIM) de Dão Lafões e Coimbra, assim como a conclusão da A13, determinando ainda a realização dos estudos para ligação Góis/Arganil. Sem contabilizar esta última, o investimento previsto nas empreitadas é de 502 milhões de euros.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela