Secções
Entrar

Gato Preto precisa de "perdão" de 18 milhões da banca e fornecedores e fechar 10 das 15 lojas para se "salvar"

SÁBADO 27 de janeiro de 2026 às 17:26

Após ter falhado em atrair investidores, o plano de recuperação da cadeia de lojas de artigos para o lar passa pela sobretudo pela renegociação da dívida, cujo valor global ascende a 49,5 milhões de euros. E está agora nas mãos dos credores.

O Gato Preto, que entrou com um Processo Especial de Revitalização (PER), após uma forte quebra do negócio desde 2022, com prejuízos na ordem de 11 milhões de euros em 2025 e uma dívida que ascende a 49,5 milhões de euros, depositou o plano de recuperação que espera que o "salve" da insolvência, após ter falhado em atrair investidores. O plano, centrado na renegociação da dívida - prevê um "perdão" de 80% (9,5 milhões de euros) por parte da banca e fornecedores - propõe também, além do anunciado encerramento em Espanha, o fecho de 10 das 15 lojas em Portugal e a venda de um armazém "sobredimensionado" em Sintra.
Gato Preto tenta salvar negócio com plano de recuperação após prejuízos DR
Leia mais no
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima