Secções
Entrar

Estado vai reter mais IRS do que o devido e reembolsos sobem em 2027

07 de janeiro de 2026 às 11:41

Os descontos de imposto feitos ao longo do ano vão, na maioria dos casos, superar valores a pagar com as novas tabelas de retenção a não refletirem inteiramente o alívio do OE. Contribuintes vão descontar menos, mas ainda acima do que devem.

As retenções na fonte de IRS em 2026 ficarão, na generalidade dos casos, abaixo do valor suportado nos últimos três meses de 2025, depois da descida intercalar de IRS então registada. No entanto, nos rendimentos mais elevados, os contribuintes vão descontar, ao longo do ano, valores ainda superiores ao imposto que terão efetivamente de pagar, com o acerto a ser feito depois em 2027, no momento da liquidação, refletindo-se nos reembolsos. A conclusão é da consultora PwC, depois de terem sido publicadas, esta terça-feira, as novas tabelas de retenção na fonte, a aplicar ao logo do ano.
IRS, declaração, finanças, fisco DR
Leia a notícia completa no .
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima