Elon Musk em guerra com os vizinhos
A casa do homem mais rico do mundo está cercada por uma vedação de cinco metros de altura, vigiada por câmaras de segurança - que violam as regras urbanísticas e desencadearam uma guerra com os outros moradores.
Nos últimos dois anos, Elon Musk comprou pelo menos três propriedades no bairro de West Lakes Hills, um dos mais exclusivos de Austin, no Texas. Na casa principal, uma moradia com 640 metros quadrados de área e seis quartos, pela qual pagou 6 milhões de euros, instalou uma vedação de arame com quase cinco metros de altura - o máximo permitido por lei são 1,8 metros.
Não é a única característica a dar nas vistas na casa onde vive o homem mais rico do mundo: além de um enorme portão metálico, Musk mandou instalar várias câmaras de segurança viradas para a rua, que filmam diariamente os vizinhos que por ali passam. De acordo com o jornal The New York Times, a vedação, as câmaras e outras alterações violam pelo menos seis normas urbanísticas locais. Às quais se junta uma outra queixa dos vizinhos: todos os dias, uma fila de Teslas estacionados na rua transporta elementos da sua equipa segurança, que asseguram - armados - três turnos diários e 24 horas de vigilância por dia.
O incómodo com o novo morador começou ainda antes de os vizinhos saberem com quem dividiam o bairro - Musk nunca se apresentou, mas as movimentações dos seus funcionários rapidamente acabaram com o mistério. Nos últimos meses, a propriedade tem estado no centro de uma guerra entre vizinhos. Paul Hemmer, ex-agente imobiliário e presidente da Associação de Moradores, é o mais ativo. De acordo com declarações ao New York Times comprou mesmo um drone para conseguir registar e ter provas das irregularidades cometidas por Musk. As cartas que enviou à assembleia municipal a reportar violações de normas urbanísticas são assinadas por pelo menos outros dois vizinhos.
Do lado de Musk, Hemmer já foi acusado de comportamento indecoroso. De acordo com as equipas de segurança do homem mais rico do mundo, foi filmado nu, em zonas públicas de West Lake Hills. Hemmer negou as acusações: não estava nu, mas sim em roupa interior (preta) e dentro da sua propriedade.
No mês passado, durante uma reunião na assembleia municipal, os advogados de Musk pediram que as exceções fossem autorizadas, alegando razões de segurança e privacidade. O pedido foi chumbado por unanimidade. No próximo dia 14, haverá nova reunião e Musk pode vir a ser obrigado a remover a vedação e as câmaras de segurança.
O bairro de West Lake Hills tem pouco mais de 3 mil habitantes, com uma média de 50 anos e a grande maioria (mais de 80%) com uma licenciatura (ou mais). Quando se mudou para o Texas - onde já tinha instalado a maior parte das suas empresas - Musk tinha um objetivo: construir uma espécie de condomínio familiar, onde pudesse viver perto dos seus filhos (tem 14, que se saiba). Claire Boucher (a artista musical Grimes) chegou a viver nesta moradia com os três filhos que têm comum. Shivon Zilis, mãe de quatro outros filhos de Musk, também se instalou numa casa a cerca de um quilómetro de distância. A última das três casas foi comprada há um ano.
Edições do Dia
Boas leituras!