Secções
Entrar

Despacho interno das Finanças corta no apoio às rendas

Jornal de Negócios 21 de junho de 2023 às 09:20

Serviços estarão a considerar rendimento bruto, pensões de alimentos e outros rendimentos sujeitos a taxas especiais, e não a matéria coletável, o que deverá reduzir a abrangência e impacto do apoio.

Um despacho interno do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Félix, instruiu os serviços da Autoridade Tributária a cortar na fórmula de cálculo de apoio às rendas, escreve nesta quarta-feira o Dinheiro Vivo/DN.

Nuno Félix

A publicação avança que os serviços da Autoridade Tributária estão a ser instruídos para considerarem - na medida destinada a famílias com taxas de esforço superiores a 35% e rendimentos anuais até 38.632 euros - todo o rendimento, incluindo aquele que é sujeito a dedução específica, isenções, e outro que esteja sujeito a taxas especiais, como pensões de alimentos.

Mas, defende um fiscalista ouvido pelo Dinheiro Vivo/DN, a lei determina como rendimento a considerar a matéria coletável, sendo a norma interna adoptada agora ilegal.

Na legislação, "considera-se ‘rendimento anual"o total do rendimento para determinação da taxa apurado pela AT na liquidação do IRS do beneficiário referente ao último período de tributação disponível".

A publicação escreve que a interpretação feita agora pelas Finanças deverá implicar redução de prestações de apoio nalguns casos, e noutros mesmo a exclusão de apoios, e também que a consideração da matéria coletável colocaria o impacto da medida em mil milhões de euros – e não os 240 milhões previstos pelo Governo.

Já o Governo diz que pretende "assegurar um tratamento equitativo dos diferentes tipos de rendimento", segundo esclarecimento enviado ao Dinheiro Vivo/DN.

 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela