Secções
Entrar

Costa aponta a défice "abaixo de 2,5%"

03 de setembro de 2016 às 14:10

"Estamos confiantes que [o défice] não só ficará claramente abaixo dos 3%, como ficaremos abaixo dos 2,5% que nos fixou a União Europeia", afirmou Costa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou-se hoje confiante que o défice orçamental ficará este ano "abaixo dos 2,5%", tendo por base a "enorme melhoria" registada no primeiro semestre e os "vários meses" ainda pela frente.

"Temos dados permanentes da execução orçamental e o que demonstram é que estão em linha com aquilo que tínhamos projectado. Portanto estamos confiantes que [o défice] não só ficará claramente abaixo dos 3%, como ficaremos abaixo dos 2,5% que nos fixou a União Europeia", afirmou Costa, à margem de uma visita à comitiva de empresas portuguesas que, de sábado a terça-feira, participam na feira de calçado MICAM em Milão, Itália.

Na nota da execução orçamental até Julho, a que a agência Lusa teve acesso na sexta-feira, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que, no primeiro semestre deste ano, o défice orçamental se tenha situado nos 2,7% do PIB [Produto Interno Bruto], em contas nacionais, uma "melhoria face ao período homólogo", mas alerta para "pressões orçamentais" no segundo trimestre.

A UTAO estima que o défice das administrações públicas em contabilidade nacional (a que conta para Bruxelas) "se tenha situado entre 2,2% e 3,2%" do PIB até Junho.

Confirmando-se a projecção agora avançada pelos técnicos independentes que apoiam o parlamento, entre Janeiro e Junho deste ano "o défice deverá ter registado uma redução de 1,9 pontos percentuais do PIB face a idêntico período do ano anterior", depois de ter diminuído 2,3 pontos percentuais em termos homólogos nos primeiros três meses do ano.

Segundo António Costa, a nota da UTAO reconhece "que houve uma enorme melhoria" entre o primeiro semestre de 2015 e os primeiros seis meses deste ano, apontando "aquilo que é óbvio": "Que há um segundo semestre ainda por percorrer e temos vários meses pela frente".

"A recomendação da UTAO é a que qualquer médico dará a todos nós: 'Não abuse dos doces, senão isso fará mal à sua saúde'. A UTAO diz que correu bem o primeiro semestre e que é preciso que corra bem o segundo semestre para chegarmos ao final do ano no ponto em que queremos. E vamos chegar", sustentou, baseando esta convicção numa "questão de confiança e de conforto".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela