Secções
Entrar

Brexit: Inflação a subir mais que o esperado no Reino Unido

16 de agosto de 2016 às 12:19

Segundo a ONS, também se registou uma queda dos preços dos alimentos menor do que a registada no mesmo mês de 2015

A inflação homóloga no Reino Unido subiu para 0,6% em julho, sustentada principalmente pelo aumento dos preços dos transportes, segundo dados divulgados hoje pela agência nacional de estatística britânica (ONS).

Este dado surpreendeu os analistas, que tinham previsto que o índice de preços do consumidor (IPC) se tivesse mantido em 0,5%, valor registado em junho.

Entre os motivos dados pelos analistas para explicar este acréscimo inesperado da inflação estão os crescentes preços dos combustíveis e dos veículos em segunda mão.

Outros factores foram o aumento dos custos das bebidas alcoólicas e dos serviços de alojamento.

Também se registou, segundo a ONS, uma queda dos preços dos alimentos menor do que a registada no mesmo mês de 2015.

"O Índice de Preços no Consumo (IPC) continuou em julho a sua recente e lenta tendência ascendente desde finais de 2015, com os custos do transporte como o principal fator de influência este mês", sublinhou hoje o responsável da ONS Mike Prestwood.

Prestwood adiantou que "não há qualquer impacto óbvio" nos dados divulgados hoje, depois do resultado do referendo realizado em 23 de junho último e que se saldou com a vitória do 'Brexit' - saída do Reino Unido da UE -, apesar de sugerirem que a depreciação da libra "deverá começar a impulsionar os preços das importações para os fabricantes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela