Secções
Entrar

Banco de Portugal vê contas públicas de regresso ao défice a partir do próximo ano

Jornal de Negócios 13 de dezembro de 2024 às 11:40

A instituição liderada por Mário Centeno aponta para défice de 0,1% do PIB já em 2025 e forte deterioração nos anos seguintes. Sem subida de impostos ou corte na despesa, Portugal viola as orçamentais europeias.

O Banco de Portugal (BdP) aponta para uma forte deterioração das contas públicas, prevendo a partir já do próximo ano o retorno das contas públicas aos défices e indicando que Portugal está em risco de falhar o cumprimento das regras orçamentais europeias.

As projeções do Boletim Económico da instituição, atualizadas nesta sexta-feira, estimam que o ano que está prestes a terminar seja ainda de excedente - de 0,6% do PIB e acima dos 0,4% do PIB com que o Governo está a contar. Mas já para 2025 está previsto um défice de 0,1% do PIB.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela