Secções
Entrar

Banco de Portugal suspende Money One e Transfex

22 de abril de 2015 às 13:55

As duas empresas de pagamentos foram obrigadas a parar com todas as operações financeiras por suspeita de branqueamento de capitais. Cinco pessoas foram detidas

O Banco de Portugal informou hoje que suspendeu todas as operações financeiras da Money One – Sociedade de Pagamentos e Câmbios, e da Transfex – Instituição de Pagamentos, por estas duas casas de câmbio indiciarem estar a realizar operações de branqueamento de capitais.

A Money One e a Transfex estão "a ser utilizadas por pessoas, direta ou indiretamente relacionadas com as estruturas acionistas e/ou de gestão daquelas entidades, para a circulação de fundos provenientes de origem ilícita, com o objetivo de, assim, se assegurar a integração dos mesmos no sistema financeiro e o seu subsequente branqueamento", refere hoje uma nota publicada na página da internet do Banco de Portugal.

Tendo presente esta situação, e com o propósito de "serem salvaguardados os interesses dos utilizadores dos serviços de pagamento ou de outros serviços financeiros disponibilizados por aquelas duas instituições de pagamento", o Banco de Portugal impôs, a 21 de Abril, a suspensão integral de "quaisquer operações", isto é, de "envios de fundos do e para o exterior, operações de câmbio manual ou quaisquer outras".

A Polícia Judiciária deteve, entretanto, cinco pessoas no âmbito do caso de suspeitas de branqueamente de capitais, confirmou a Renascença.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela