Sábado – Pense por si

Presidente da FIFA diz que o VAR está a ajudar o futebol

04 de dezembro de 2020 às 20:45
As mais lidas

"A importância do VAR não pode ser confundida por algumas decisões erradas que podem ter sido tomadas em determinado momento", disse Infantino.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, saiu hoje em defesa do videoárbitro (VAR), considerando que o novo sistema "está a ajudar o futebol", e rejeitou que esteja a "prejudicar ou danificar" o desporto.

"É preciso ter em conta que o VAR só foi introduzido há dois anos e não há vinte anos. Está a ajudar o futebol, não o está a prejudicar ou danificar. A importância do VAR não pode ser confundida por algumas decisões erradas que podem ter sido tomadas em determinado momento", disse Infantino.

O presidente da FIFA, que falava aos jornalistas em conferência de imprensa, em Zurique, na Suíça, após reunião do comité executivo do organismo, explicou que o sistema "foi uma grande mudança para todos" e que, por isso, "alguns árbitros ainda não se adaptaram".

"Os erros que têm acontecido são sobretudo por falta de experiência. Eu acredito que o VAR está em boas mãos. É preciso evoluir através das informações que são recebidas em todos os jogos. Com essas informações, é possível discutir melhorias", frisou.

Infantino abordou ainda o atual calendário de competições, formatado devido à pandemia da covid-19, com praticamente todos os clubes a terem de disputar dois jogos por semana.

"No futuro próximo, será necessário que todas as partes envolvidas no futebol discutam e debatam a criação de um calendário harmonioso que tenha em consideração a saúde dos jogadores. É preciso proteger seleções, clubes e o futebol mundial", concluiu.

Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.