Sábado – Pense por si

NBA: Thunder eliminam Mavs, Chris Paul parte a mão

Equipa de Westbrook e Durant vence a de Nowitzki. Nos outros jogos da noite, Portland e Charlotte empataram as eliminatórias com Clippers e Miami, respectivamente. Lesão do jogador da equipa de Los Angeles ainda vai ser avaliada

Os Oklahoma City Thunder qualificaram-se na madrugada desta terça-feira para as meias-finais dos playoff da Conferência Oeste da NBA, ao somarem o quarto triunfo sobre os Dallas Mavericks, por 118-104.

Com esta vitória decisiva, os Thunder ganharam o direito de discutir uma vaga na final desta conferência com os San Antonio Spurs (que deixaram pelo caminho os Memphis Grizzlies, por 4-0). São as duas equipas já apuradas para a ronda seguinte na Conferência Oeste, onde os Golden State Warriors estão em vantagem sobre os Houston Rockets (3-1) e os Los Angeles Clippers se deixaram igualar pelos Portland Trail Blazers (2-2) num jogo que ficou marcado pela lesão sofrida por Chris Paul, que partiu a mão direita.

Em Oklahoma, na segunda-feira à noite (já madrugada de terça-feira em Portugal), Russel Wesbrook e Kevin Durant comandaram as operações na vitória tranquila dos anfitriões. O primeiro foi o melhor marcador do confronto, terminando com 36 pontos, 12 ressaltos e nove assistências, enquanto Durant marcou 33 pontos e somou sete ressaltos. Pelos Mavericks, o veterano alemão Dirk Nowitzki fez 24 pontos mas isso não chegou para evitar a eliminação dos campeões de 2011.

No outro jogo da Conferência Oeste da NBA, os Portland Trail Blazers venceram o segundo encontro em casa contra os Los Angeles Clippers, por 98-84, e empataram o embate entre ambos.

Além da derrota, os Clippers sofreram o duro revés da lesão de Chris Paul, que fracturou uma mão no terceiro período, desconhecendo-se ainda o nível de gravidade da mazela. "Ele vai ser avaliado mas como é óbvio não me parece muito bem", disse, no final, o técnico da equipa de Los Angeles, Doc Rivers.

Paul, uma das estrelas dos Clippers, estava a ser dos melhores em campo (16 pontos) até se lesionar. Depois, o protagonismo passou por completo para Al-Farouq Aminu. O jogador dos Trail Blazers fixou pessoal de 30 pontos, mais 10 ressaltos.

No único encontro da Conferência Este na segunda-feira, os Charlotte Hornets também igualaram a eliminatória com os Miami Heat (2-2), depois de vencerem o quarto jogo, por 89-85. Em destaque esteve Kemba Walker, que marcou 34 pontos. Nesta conferência, só os Cleveland Cavaliers é que já estão apurados para a fase seguinte (4-0 aos Detroit Pistons). Os duelos entre Toronto Raptors e Indiana Pacers e entre Atlanta Hawks e Boston Celtics também estão empatados 2-2.

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.