Sábado – Pense por si

Jorge Pina bronze em Londres e apurado para os Paralímpicos

O maratonista português competiu na categoria e beneficiou de um dos critérios de apuramento directo, que previa a qualificação automática com a conquista de uma medalha na Maratona de Londres

O atleta português Jorge Pina conquistou a medalha de bronze na Maratona de Londres, prova integrada na Taça do Mundo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), e garantiu presença nos Jogos Paralímpicos do Rio2016.

 

O maratonista português competiu na categoria T12 e completou a distância em 2h42.19, a quase nove minutos do vencedor, o japonês Yutaka Kumagai. O espanhol Oleg Antipin foi segundo.

 

Jorge Pina beneficiou de um dos critérios de apuramento directo para os Jogos Paralímpicos de Setembro, que previa a qualificação automática com a conquista de uma medalha na Maratona de Londres.

 

Antes de sofrer uma perda de visão de 90%, Pina foi campeão nacional de pugilismo e soma, agora, a sua terceira participação paraolímpica, depois de Pequim2008 e Londres2012.

 

Até ao momento, Portugal estará representado em sete modalidades: equitação, atletismo, boccia, ciclismo, judo, natação e tiro. O número pode aumentar, através do remo, no campeonato do Mundo a realizar-se em maio.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.