Sábado – Pense por si

Cristiano Ronaldo é o desportista europeu do ano

26 de dezembro de 2016 às 11:53
As mais lidas

O português Cristiano Ronaldo tornou-se hoje no primeiro futebolista a ser eleito desportista europeu do ano

O português Cristiano Ronaldo tornou-se hoje no primeiro futebolista a ser eleito desportista europeu do ano pelas 27 agências de notícias da Europa que participaram na eleição promovida pela polaca PAP, sucedendo ao sérvio Novak Djokovic.

Em 2016, o avançado do Real Madrid e capitão da selecção portuguesa conquistou o título de campeão europeu, a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes, assim como a sua quarta Bola de Ouro.

Além de ser o primeiro futebolista, Ronaldo é também o primeiro português a vencer esta eleição, na qual participou a agência Lusa.

Na votação, Ronaldo, que já tinha sido quarto, em 2013 e 2014, e quinto, em 2015, impôs-se ao tenista britânico Andy Murray, bicampeão olímpico e líder doranking mundial, à nadadora húngara Katinka Hosszu, que arrebatou três medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Olímpicos Rio2016, e ao piloto alemão Nico Rosberg, campeão do mundo de Fórmula 1.

Ronaldo sucedeu no historial desta distinção, atribuída desde 1958, ao tenista sérvio Novak Djokovic, vencedor em 2015 e 2011.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.