Secções
Entrar

Volta ao Algarve com o melhor pelotão de sempre

10 de fevereiro de 2016 às 15:09

Joaquim Rodríguez (Katusha), Fabio Aru (Astana), Alberto Contador (Tinkoff), e Thibaut Pinot (FDJ), são algumas das estrelas que vão pedalar pelas estradas algarvias

A 42.ª Volta ao Algarve, apresentada esta quarta-feira, terá o melhor pelotão de sempre, com Joaquim Rodríguez (Katusha), Fabio Aru (Astana) e Alberto Contador (Tinkoff) a serem os grandes cabeças de cartaz.

"A FPC teve uma enorme preocupação em criar as condições para que esta corrida estabilize em termos de organização, porque está claro que é uma prova que pode valorizar o ciclismo português no mundo", começou por dizer o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), na apresentação da 42.ª Volta ao Algarve, na sede da entidade, em Lisboa.

Para Delmino Pereira, o prestígio que a Algarvia tem vindo a granjear proporcionou à organização "um extraordinário elenco de corredores". "Este é, muito provavelmente, o melhor pelotão de sempre, com as melhores figuras do ciclismo mundial", defendeu.

O pelotão será composto por 192 corredores, em representação de 24 equipas, metade das quais da primeira divisão internacional, o limite máximo permitido pelo escalão da prova organizada pela FPC, o que representa um crescimento de 50 por cento face à edição anterior.

Mas é nos nomes que esta edição da Algarvia mais se destaca: nas estradas do sul do país, entre 17 e 21 de Fevereiro, vão estar 26 corredores dos primeiros 100 do ranking, incluindo os top 10 Joaquim Rodríguez (Katusha), segundo, Fabio Aru (Astana), quinto, Alberto Contador (Tinkoff), sétimo, e Thibaut Pinot (FDJ), décimo.

A eles, juntam-se figuras maiores do pelotão mundial como Fabian Cancellara (Trek-Segafredo), Tom Boonen, Marcel Kittel ou Tony Martin, todos da Etixx-QuickStep, ou os dois últimos vencedores, Geraint Thomas e Michal Kwiatkowski, da Sky, que se apresentam como dois dos grandes favoritos a conquistar a amarela final, a par do português Tiago Machado (Katusha).

As estrelas desta edição têm um palmarés invejável, contando, entre outras, com quatro vitórias na Volta a Espanha, duas na Volta a França e duas Volta a Itália, nove em Mundiais, sete no Paris-Roubaix, oito na Volta a Flandres e uma medalha de ouro olímpica.

Pela frente os 192 ciclistas, em representação de 30 nacionalidades, têm um percurso de 743,2 quilómetros, distribuídos por duas etapas planas (primeira e quarta), um contra-relógio individual de 18 quilómetros (terceira) e duas tiradas com chegadas em alto (segunda e quinta), que irá consagrar um ciclista completo.

"Tivemos o cuidado de escolher equipas de vários países, para que a Volta ao Algarve tenha uma projecção no maior número de países", explicou o presidente da FPC.

Uma das grandes novidades desta edição será a atribuição do Prémio Prestígio, que será entregue antes do arranque da prova a um ciclista que, pelo seu palmarés e historial no pelotão, prestigia a corrida com a sua presença.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela