Secções
Entrar

Tóquio2020: Ténis de mesa vai ter VAR nos Jogos Olímpicos

14 de janeiro de 2020 às 18:19

Federação Internacional de Ténis de Mesa anunciou que vai introduzir o sistema de videoárbitro, através de tecnologias semelhantes à do ténis e do futebol.

O sistema de videoárbitro (VAR) vai ser introduzido no ténis de mesa durante os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, revelou hoje a Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF, na sigla inglesa).

"Sentimos que era importante implementar uma nova tecnologia que garanta uma competição justa a todos os atletas, dando-lhes a possibilidade de desafiar qualquer decisão feita pela equipa de arbitragem", realçou Steve Dainton, líder da ITTF, em comunicado.

O sistema desenvolvido vai combinar uma tecnologia de acompanhamento da bola, similar à do ténis, e repetições em câmara lenta, como no futebol, de forma a avaliar se uma bola bateu na rede ou na ponta da mesa, se atingiu o corpo de um jogador, ou se um serviço foi legal.

Em dezembro, o uso do VAR foi testado nas finais do circuito mundial em Zhengzhou, na China, país de onde é originária a empresa que desenvolveu este sistema específico, a RigourTech.

"Recebemos um 'feedback' [reação] muito positivo dos jogadores e antecipamos uma melhoria no que toca à experiência do público", assinalou Steve Dainton.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela