Secções
Entrar

Tenista grego Tsitsipas conquista ATP Finals pela primeira vez

17 de novembro de 2019 às 21:59

Depois de eliminar Federer na meia-final, o vencedor do Estoril Open deste ano precisou de três sets para bater, no tiebreak do último, o austríaco Dominic Thiem.

O tenista grego Stefanos Tsitsipas conquistou hoje pela primeira vez na carreira as ATP Finals, ao derrotar na final o austríaco Dominic Thiem, tornando-se no mais novo de sempre a vencer a prova desde 2001.

Em Londres, o helénico, de 21 anos e sexto da hierarquia mundial, precisou de duas horas e 36 minutos para triunfar por 6-7 (6-8), 6-2 e 7-6 (7-4) e tornar-se o mais jovem vencedor após o australiano Lleyton Hewitt, há 18 anos, em Sidney, com 20 anos.

Na lista dos vencedores, o grego, campeão em 2018 do 'Next Gen', o 'Masters' para menores de 21 anos, sucede ao alemão Alexander Zverev, eliminado nas meias-finais por Thiem, que também perseguia a primeira vitória na prova que reúne, no final da temporada, os oito melhores tenistas do ano.

O primeiro parcial não teve quebras de serviço -- apesar dos cinco pontos de 'break, dois para Tsitsipas e três para Thiem -, com o austríaco, quinto jogador mundial, a superiorizar-se num 'tie-break' muito equilibrado (8-6), ao segundo 'set point'.

O sexto jogador mundial não acusou a desvantagem e dominou por completo o segundo 'set', ao quebrar de entrada o serviço a Thiem por duas vezes consecutivas. Avançou para 4-0 e selou o triunfo no parcial no seu serviço, por 6-2.

Thiem voltaria a entrar mal no parcial decisivo, ao permitir o 'break' logo no terceiro jogo, depois de salvar dois no primeiro, mas, em desvantagem por 3-1, ganhou consecutivamente quatro jogos, com um 'break' no sexto, e virou para 4-3.

Os dois jogadores seguraram, depois, os seus serviços, sem enfrentarem sequer pontos de 'break' e adiaram a decisão de um embate para um novo 'tie break'.

No jogo decisivo, Thiem fez o primeiro ponto, mas Tsitsipas respondeu com quatro, incluindo dois 'mini breaks' e, com 4-1 e dois serviços à disposição, parecia lançado para o título.

Thiem respondeu, porém, da mesma 'moeda' e empatou o 'tie break' a quatro, só que, voltou a sofrer novo 'mini break' e o grego ficou a ganhar por 5-4 e com dois serviços para ganhar o encontro, que não desperdiçou, para triunfar por 7-4.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela