Secções
Entrar

Sporting perde em Madrid com golo de Ronaldo

14 de setembro de 2016 às 21:57

Morata fechou o resultado do jogo. Real Madrid está no topo do grupo ao lado do Borussia Dortmund

O Sporting perdeu hoje fora com o Real Madrid por 2-1, em jogo do grupo F da Liga dos Campeões de futebol, depois de ter controlado o campeão europeu e ter estado a vencer até aos 89 minutos.

Com exceção dos últimos 20 minutos, quando Jorge Jesus decidiu tirar o melhor jogador em campo, Gelson Martins, para a entrada de Markovic, cujo rendimento foi nulo, o Sporting controlou sempre um Real Madrid incapaz de colocar intensidade no jogo, em parte por mérito dos 'leões'.

Com a saída de Gelson Martins -- Jesus tinha dois jogadores 'amarelados' no corredor central, William Carvalho e Adrien -- a equipa deixou de dar profundidade ao seu jogo ofensivo e permitiu que o Real Madrid, finalmente, forçasse o Sporting a recuar as linhas e a defender perigosamente perto da sua área.

Gelson estava 'endiabrado' e permitiu sempre ao Sporting estender o jogo até à área do Real Madrid e manter a equipa espanhola em sentido, sem se expor demasiado, mas após a sua saída os 'leões' nunca mais o conseguiram fazer.

O Real Madrid começou o jogo em baixa intensidade e assim continuou até aos últimos minutos, permitindo que o Sporting mantivesse o controlo da partida, bem 'plantado' no terreno, a defender em 4x5x1 sem bola e a desdobrar-se em 4x3x3 quando saia para as movimentações ofensivas, com Bryan Ruiz e Gelson a abrirem nas alas.

A atestar esta evidência, o facto do Real Madrid não ter criado qualquer oportunidade de golo durante toda a primeira parte, ao contrário do Sporting que teve uma oportunidade flagrante por Bas Dost, depois de uma aceleração de Gelson, que deixou toda a gente para trás e de um cruzamento para a entrada da pequena área onde surgiu o holandês a não conseguir finalizar.

Além deste lance, o mais perigoso até ao intervalo, Bruno César, logo aos dois minutos, e Gelson estiveram perto do golo, com o primeiro a rematar a rasar o poste e o segundo a obrigar o guardião madridista a uma boa defesa, a desviar a bola pela linha de fundo.

Um tiro de longe de Cristiano Ronaldo, que Rui Patrício tocou por cima da barra, foi o momento mais perigoso dos 'merengues' antes do descanso

A segunda parte começou praticamente com o golo de Bruno César, aos 48 minutos, após uma sequência de tabelas com Bryan Ruiz e Gelson Martins, perante a apatia da defesa 'merengue'.

Não obstante o golo, o Sporting continuou a manter o Real Madrid sob controlo e a grande jogada do desafio foi protagonizada por Gelson Martins, que pegou na bola e passou por quatro jogadores do Real Madrid, tocou para Das Bost que tentou devolver, mas a bola foi cortada 'in-extremis'.

Seria, de resto, o mesmo Gelson a 'partir os rins' a Marcelo, aos 63 minutos, para cruzar para Das Bost, que não chegou a tempo para tocar a bola para o fundo das redes.

Nem as entradas de Lucas, Morata e James Rodriguez, aos 67, 68 e 77 minutos, respetivamente, minimizaram o défice de dinâmica do ataque madridista.

Os problemas para o Sporting -- além do critério dual do árbitro ao longo de todo o jogo -- começaram justamente depois da saída de Gelson, quando a equipa deixou de ter profundidade no ataque e passou a defender perto da sua área.

A pressão do campeão europeu intensificou-se e, depois de um cabeceamento de Cristiano Ronaldo ao poste, o golo do empate chegou aos 89 minutos e nasceu de um livre direto com assinatura do internacional português.

Se o empate já era castigo pesado para o Sporting, o assédio final do Real Madrid ainda viria a dar resultado a outro golo, marcado por Morata, aos 90+4, na sequência de um cruzamento para a área com Rui Patrício a ser claramente mal batido.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela