Secções
Entrar

Sporting-Benfica: Dérbi considerado de "alto risco" pela polícia

04 de maio de 2018 às 16:02

Os clubes defrontam-se no sábado, no Estádio José Alvalade, a partir das 20:30, num encontro determinante para a atribuição do segundo lugar do campeonato.

O dérbi entre Sporting e Benfica, da 33.ª e penúltima jornada da I Liga portuguesa de futebol, foi hoje considerado de "risco elevado" pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que prevê cerca de 49.500 espectadores no estádio.

1 de 4
Foto: Filipe Farinha
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

Em conferência de imprensa, o subintendente da PSP Pedro Pinho avançou que o planeamento feito para este evento "foi pensado naquilo que já se fez e projectando para o que virá a ser", garantindo que "tudo foi tido em conta", desde as "declarações dos agentes desportivos" ao facto de se tratar de um jogo que pode dar o segundo lugar a uma das equipas.

"Tudo o que possa mexer com a ordem pública é tido em conta e é preparado. É sempre um dérbi, um clássico que mexe com a cidade de Lisboa, e o policiamento é diferente, mesmo que sejam duas equipas que já se defrontaram anteriormente", frisou o responsável, acrescentando que desde há três noites que estão as forças de segurança estão "a controlas as imediações" do Estádio José Alvalade.

De acordo com a PSP, o estacionamento, "na zona envolvente, do Estádio José Alvalade, vai estar condicionado", bem como nos dias seguintes para se evitar o "estacionamento abusivo".

As restrições ao trânsito não vão acontecer, de acordo com o responsável da PSP, excepto "em situações pontuais de deslocação de equipas e grupos organizados de adeptos, especialmente aqueles que sejam considerados de risco".

A hora de abertura de portas do estádio ao público está previstas para as 18:30, embora a PSP incida ainda durante o período da manhã a fiscalização do estacionamento de forma a garantir a fluidez da circulação automóvel, pedindo aos adeptos que se desloquem com a devida antecedência para o recinto.

O subintendente Pedro Pinho acrescentou que a PSP espera 2.525 adeptos do Benfica, admitindo que a polícia vai estar muito atenta aos 'casuals', garantindo que as autoridades "têm ideias diferentes para controlar este tipo de adepto não é um adepto normal".

Pedro Pinho advertiu ainda para a possibilidade de impedir adeptos de acederem ao estádio, caso possuam bilhetes para outras zonas que não as reservadas aos apoiantes do seu clube e caso a sua segurança possa estar comprometida.

Sporting e Benfica defrontam-se no sábado, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, a partir das 20:30, num encontro determinante para a atribuição do segundo lugar do campeonato, que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, uma vez que os dois rivais estão empatados com 77 pontos, menos cinco do que o líder FC Porto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela