Secções
Entrar

Sindicato alerta: futebolistas devem aprender a poupar e preparar o futuro

29 de outubro de 2019 às 18:36

Para Joaquim Evangelista, a carreira de um futebolista profissional é "curta e tem um desgaste enorme", defendendo que os jogadores devem "preparar o futuro".

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF),Joaquim Evangelista, disse, esta terça-feira, que durante muito tempo os jogadores se limitaram a jogar futebol, mas que é fundamental que desenvolvam a capacidade de poupar e preparar o futuro.

O dirigente falava à margem da apresentação dos resultados do inquérito à literacia financeira dos jogadores profissionais de futebol em Portugal, que decorreu no Auditório Alcínio Miguel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança.

Para Joaquim Evangelista, a carreira de um futebolista profissional é "curta e tem um desgaste enorme", defendendo que os jogadores devem "preparar o futuro".

O inquérito à literacia financeira dos jogadores profissionais decorreu entre março e maio de 2019 através de entrevistas presenciais a 424 jogadores da I Liga, II Liga, Campeonato de Portugal e campeonato de futebol feminino.

Os resultados permitiram perceber que 92,2% dos jogadores vão realizando poupanças ao longo da carreira, que 58,5% fizeram o ensino escolar obrigatório (12.º ano) ou que 8,2% terminaram um curso superior.

Quase 92% dos jogadores inquiridos disse gerir o seu próprio rendimento, sendo que 79% o fazem sozinhos. Apenas 7% afirmaram que é totalmente gerido por terceiros.

Quanto aos rendimentos auferidos mensalmente, apesar de 26,4% não ter respondido à questão, 28,5% afirmou que recebe acima dos 2.500 euros, sendo mais de metade jogadores do principal escalão, 26,4% recebe entre mil e 1500 euros e 13,9% aufere entre 500 e mil euros.

Há ainda 1,7% de entrevistados que não têm rendimento, na maioria com idade igual ou inferior a 20 anos (57,1%) e a jogar na II Liga (71,4%).

O presidente do SJPF realçou que os jogadores devem "ter consciência das características da sua profissão", para não serem surpreendidos no futuro.

Sobre a escolaridade dos futebolistas, Joaquim Evangelista lembra que em Portugal havia "um divórcio enorme entre a escola e o desporto", mas que "esse paradigma está a mudar".

"O sindicato já ajuda, por exemplo, ao nível da qualificação, pois já conseguimos que mais de 150 jogadores fizessem o 12.º ano ao âmbito do programa qualifica", vincou.

Apesar da ideia geral de que os jogadores de futebol ganham muito dinheiro, o dirigente realçou que o estudo demonstra o contrário, pois "há uma minoria que ganha, mas a grande maioria não recebe esses salários elevados".

"Em Portugal há características próprias como o incumprimento salarial, desemprego, jogadores a treinarem à parte nos clubes e tudo isso acrescenta problemas aos jogadores que precisam de estar preparados", analisou.

O antigo jogador profissional de futebol Marco Ferreira, de 41 anos, também marcou presença na apresentação e destacou que atualmente há mais "formação e informação", mas que no seu tempo houve muitos colegas a "não saberem gerir o seu dinheiro".

Natural de Vimioso, no distrito de Bragança, o antigo jogador de clubes como FC Porto e Benfica contou ainda que graças à profissão do pai, gerente bancário, sempre teve um bom acompanhamento na gestão das suas finanças.

O inquérito resultou de um protocolo de cooperação entre o Conselho de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e o SJPF, que tem como objetivo a formação e sensibilização da importância de criar hábitos de poupança e gerir adequadamente recursos financeiros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela