Secções
Entrar

Portugal conquista medalha de ouro em ténis de mesa

15 de junho de 2015 às 20:04

Portugal conquistou hoje a sua primeira medalha de ouro nos I Jogos Europeus, com o ténis de mesa a brilhar nas equipas masculinas e também houve prata na canoagem

Portugal conquistou hoje a sua primeira medalha de ouro nos I Jogos Europeus, com o ténis de mesa a brilhar nas equipas masculinas, no dia em que Fernando Pimenta já tinha garantido a prata para a canoagem.


Depois de João Silva ter sido prata no triatlo, no domingo, hoje Fernando Pimenta conquistou o mesmo metal em K1 1.000, mas acabou por ser o trio Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo a fechar o dia com um marco histórico no ténis de mesa, depois do também inédito título Europeu em 2014.

Tiago Apolónia começou por vencer Adrien Mattenet por 13-11, 11-9 e 11-6, em apenas 21 minutos, com Marcos Freitas a ampliar para 2-0 após bater Simon Gauzi por 3-2, pelos parciais de 11-8, 10-12, 11-8, 9-11 e 11-5, em 41 minutos.

Em pares, Tiago Apolónia e João Geraldo estiveram a perder por 2-0 (11-5 e 11-6) contra Simon Gauzy e Emmanuel Lebesson, mas igualaram com 13-11 e 12-10, acabando por adiar tudo na negra, que acabaram por perder, por 11-6.

O 'miúdo' João Geraldo (96.º do Mundo) voltou a ter a responsabilidade de poder fechar o jogo definitivamente e, frente a Adrien Mattenet, 46.º do Mundo, fê-lo, novamente, com muita classe, ao impor-se por 11-4, 12-10 e 11-9.

Portugal é o quinto país no 'ranking' mundial e a França nono.

A canoagem, que na terça-feira tem mais cinco finais, começou a cumprir a 'promessa' de medalhas no Azerbaijão, com Pimenta a perder apenas para o alemão Max Hoff, multicampeão da Europa e do mundo e medalha de bronze em Londres2012, e que no domingo bateu o recorde mundial da distância.

O português ficou a apenas 216 milésimos de segundo, quando nos Europeus ficou a mais de dois segundos. Pimenta nunca esteve tão perto de Hoff, nem tinha batido o dinamarquês Rene Poulsen, relegando-o da prata obtida nos Europeus.

A dupla Emanuel Silva/João Ribeiro esteve aquém do seu potencial e foi apenas nona na final de K2 1.000.

Hoje, destaque também para o apuramento direto de Hélder Silva para a final de C1 200, ao ser mais rápido do que campeão Mundial e Olímpico Iiury Cheban.

O olímpico K2 200 de Beatriz Gomes e Joana Vasconcelos também confirmou créditos e vai disputar a regata das medalhas.

A ginástica artística masculina terminou hoje a sua participação no 21.º lugar geral, com desempenho aquém do esperado em Baku.

As provas não correram como previsto para os atletas lusos, ficando fora das finais tanto no 'All-Around' como na competição individual por aparelhos.

Liliana Santos (-48 kg) foi afastada na primeira ronda de luta livre, o mesmo destino que Hugo Passos (-66 kg) e João Carvalho (-59 kg) - Zurab Bekauri (-71 kg) não competiu, devido a lesão - tiveram em Baku, no Azerbaijão.

A lutadora portuguesa perdeu com a azeri Mariya Stadnyk por 12-2 num combate que aguentou apenas 1,51 minutos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela