Secções
Entrar

Miguel Oliveira "sem palavras". Segunda vitória consecutiva em Moto2

29 de outubro de 2017 às 08:13

Depois do triunfo na Austrália, piloto português conquistou o Grande Prémio da Malásia e garantiu o terceiro lugar no mundial de pilotos.

O português Miguel Oliveira (KTM) venceu o Grande Prémio da Malásia de Moto2, 17.ª e penúltima prova do campeonato do mundo de motociclismo de velocidade, uma corrida que liderou do princípio ao fim.

1 de 3
Foto: MOHD RASFAN/AFP/Getty Images
miguel oliveira
Foto: Mirco Lazzari gp/Getty Images
miguel oliveira
Foto: EPA/AHMAD YUSNI

O piloto natural de Almada conquistou a segunda vitória consecutiva, depois do triunfo na Austrália, ao cumprir as 19 voltas ao circuito de Sepang em 40.28,955 minutos, a uma média de 156 km/hora, impondo-se ao sul-africano Brad Binder, segundo a 2,387 segundos, e ao italiano Franco Morbidelli (Kalex), terceiro, a 6,878, que celebrou o título mundial.

O italiano, que partiu da pole position, ficou com o caminho facilitado para a conquista do título, devido à desistência do suíço Thomas Luthi (Kalex), na sequência da queda sofrida nos treinos e que provocou a fractura do astrágalo do pé esquerdo.

Miguel Oliveira dominou praticamente toda a prova, estabelecendo ainda o recorde de volta mais rápida em corrida, em 02.06,952 minutos, na oitava volta do Grande Prémio, afectado pela chuva nas últimas quatro voltas. Nas redes sociais, o piloto manifestou a sua alegria com a conquista deste domingo:


Após 17 das 18 provas do Mundial, Oliveira, que subiu pela oitava vez ao pódio na categoria - além dos dois triunfos, conta dois segundos lugares e quatro terceiros -, já garantiu o terceiro lugar final, ao somar 216 pontos, mais 26 do que o espanhol Alex Márquez.

O italiano Morbidelli, depois de assegurar o seu primeiro título mundial, vai chegar a Valência, palco da última corrida, em 12 de novembro, com 288 pontos, mais 45 do que o suíço Thomas Luthi (Kalex), que vai terminar o campeonato no segundo lugar.

Em Moto3, o espanhol Joan Mir (Honda), já com o ceptro mundial assegurado, venceu a corrida malaia, impondo-se ao seu compatriota Jorge Martin (Honda) e ao italiano Enea Bastianini (Honda), segundo e terceiro classificados, respectivamente.

O italiano Andrea Dovizioso (Ducati) venceu em MotoGP, mantendo-se na luta pelo titulo, a 21 pontos do espanhol Marc Márquez (Honda), que foi quarto.

Dovizioso, que assumiu a liderança da corrida a quatro voltas do fim, quando ultrapassou o espanhol e seu companheiro de equipa Jorge Lorenzo (Ducati), que terminou na segunda posição. O francês Johann Zarco (Yamaha) assegurou o último lugar do pódio.

Marc Márquez chegou a Sepang com 33 pontos de vantagem sobre Dovizioso e precisava de manter a diferença acima dos 26 para assegurar o seu quarto título em MotoGP, quando fica a faltar apenas o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, em 12 de novembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela