Secções
Entrar

Liga italiana pede desculpa por usar macacos em campanha contra o racismo

17 de dezembro de 2019 às 22:51

Serie A usou uma imagem com três macacos numa campanha contra o racismo e acabou criticada por clubes e associações italianas.

A Liga italiana de futebol pediu hoje desculpas por ter utilizado uma imagem com três macacos numa campanha contra o racismo iniciada na segunda-feira e criticada pela Roma e pela associação antidiscriminação FARE.

"Peço desculpa a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo trabalho do artista Simone Fugazzotto. Mesmo que o artista tenha explicado que a mensagem [da obra] era contra o racismo, algumas pessoas acharam-na criticável", disse Luigi De Servio, chefe executivo da Liga italiana.

De acordo com a 'Serie A', a obra tinha "como objetivo defender os valores de integração, multiculturalismo e fraternidade", num país onde os incidentes racistas no futebol têm sido recorrentes.

A Roma manifestou a sua "surpresa" na segunda-feira, dizendo que a utilização dessa imagem não era "um bom meio" para lutar contra o racismo. Já a associação FARE falou numa "piada de mau gosto".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela