Secções
Entrar

Lewis Hamilton fez a volta mais rápida da história da Fórmula 1

05 de setembro de 2020 às 17:05

O britânico conquistou a pole position para o Grande Prémio de Itália, que se disputa domingo.

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) fez hoje a volta mais rápida da história da Fórmula 1, que lhe valeu a conquista da 'pole position' para o Grande Prémio de Itália, que se disputa domingo.

O campeão mundial em título gastou 1.18,887 minutos para percorrer os 5,793 quilómetros do traçado de Monza, deixando o segundo classificado e companheiro de equipa, o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) a 69 milésimos de segundo.

Com este resultado, Hamilton assegurou a sexta 'pole position' da temporada, em oito corridas, sétima em Itália e 94.ª da carreira, sendo o piloto que mais vezes partiu do primeiro lugar da grelha na história da competição.

A surpresa do dia foi o terceiro lugar do espanhol Carlos Sainz (McLaren), a 808 milésimos de Hamilton, enquanto a deceção do dia ficou para a equipa da casa, a Ferrari.

O alemão Sebastian Vettel nem sequer passou da primeira fase da qualificação, falhando um lugar entre os 15 mais rápidos.

O companheiro de equipa na escuderia italiana, o monegasco Charles Leclerc, não fez muito melhor, ficando-se pela segunda qualificação - "o melhor que consegui", desabafou aos mecânicos - ficando em 13.º.

As dificuldades da Ferrari ficaram bem patentes neste circuito, com os carros do 'cavallino rampante' a acusarem falta de potência e demasiado arrasto aerodinâmico, fazendo com que, pela primeira vez desde 1984, os dois carros da equipa ficassem fora dos 10 primeiros lugares da grelha em Monza.

Esta foi a primeira corrida sob a regra que dita a ausência do 'party mode', ou modo festa, uma configuração específica de motor utilizada apenas para as sessões de qualificação e que os responsáveis da Fórmula 1 acreditavam que dava vantagem à Mercedes.

No entanto, a escuderia alemã respondeu nas redes sociais de forma pragmática: "Não há festa, não há problema".

A diferença dos dois Mercedes para a restante concorrência foi de quase um segundo, o que na Fórmula 1 é quase uma eternidade. A volta de Hamilton foi concluída a uma média de 264,362 km/h, superando em dois km/h o anterior recorde.

O Grande Prémio de Itália de Fórmula 1 disputa-se no domingo e é a oitava corrida da temporada.

Lewis Hamilton lidera o campeonato, com 47 pontos de vantagem sobre o holandês Max Vertappen (Red Bull), que hoje não foi além da quinta posição da grelha de partida.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela