Secções
Entrar

Jogador falha jogo da NBA em Londres por medo de ser "assassinado"

05 de janeiro de 2019 às 16:23

O turco Enes Kanter vai falhar o jogo dos New York Knicks frente aos Washington Wizards por receio de represálias, face à sua oposição ao regime do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

O basquetebolista turco Enes Kanter vai falhar o jogo dos New York Knicks frente aos Washington Wizards, em Londres, por receio de represálias, face à sua oposição ao regime do presidente Recep Tayyip Erdogan.

O poste de 26 anos anunciou a intenção na sexta-feira, após a vitória por 119-112 frente aos Los Angeles Lakers, para a Liga norte-americana de basquetebol (NBA), e o clube confirmou que o jogador turco não vai viajar para Londres, para o embate marcado para 17 de janeiro, por problemas com o visto.

Segundo disse Kanter, não pode viajar porque "há uma hipótese de ser assassinado". "Infelizmente, não vou por causa daquele lunático, o presidente turco", atirou.

Segundo o atleta, a intenção de "ajudar a equipa a ganhar" esbarra no receio de "um homem lunático, maníaco, um ditador", mantendo as críticas que tem feito a Erdogan ao longo dos últimos anos, incluindo ter-lhe chamado "o Hitler do século XXI".

O passaporte turco de Kanter foi revogado em 2017, altura em que foi emitido um mandado internacional para a sua detenção, e o basquetebolista diz que seria um alvo "fácil" em Londres, onde há "muitos espiões".

O pai, Mehmet, foi acusado em 2018 de pertencer a grupo terrorista, na sequência do golpe militar falhado de 2016, mesmo que este já se tenha afastado das crenças do filho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela