Secções
Entrar

Inglaterra sofre para afastar Eslováquia, Espanha cumpre com Geórgia

Lusa 01 de julho de 2024 às 08:01

Espanha confirmou as credenciais que a apontam como uma das seleções candidatas ao título e vai disputar os 'quartos' com a anfitriã Alemanha, enquanto a vice-campeã em título Inglaterra, que ainda não convenceu, terá pela frente a Suíça.

A vice-campeã Inglaterra, com uma vitória no prolongamento frente à Eslováquia (2-1), e a Espanha, com um triunfo convincente perante a Geórgia (4-1), garantiram no domingo o apuramento para os quartos de final do Campeonato da Europa de futebol.

REUTERS/Fabian Bimmer

A Espanha confirmou as credenciais que a apontam como uma das seleções candidatas ao título e vai disputar os 'quartos' com a anfitriã Alemanha, enquanto a vice-campeã em título Inglaterra, que ainda não convenceu, terá pela frente a Suíça, que eliminou a detentora do título Itália (2-0 no sábado).

Sem demonstrar capacidade de resposta ao golo de Ivan Schranz, aos 25 minutos, a Inglaterra esteve com um pé fora do Euro2024, mas no último minuto dos descontos os vice-campeões em título evitaram a eliminação com uma 'bicicleta' de Jude Bellingham.

A Eslováquia, em perda física depois de um jogo bem conseguido, foi do céu ao inferno em poucos minutos, pois a seleção inglesa entrou no prolongamento com um golo de Harry Kane, aos 91 minutos, que selou a reviravolta e sentenciou a eliminatória.

A Eslováquia, que se apurou para os oitavos como um dos melhores terceiros classificados, esteve perto de fazer história, mas sai do Euro2024 de cabeça erguida e com Ivan Schranz, com três golos, e entre os melhores marcadores.

Em Colónia, a candidata Espanha também esteve em desvantagem, frente à estreante Geórgia - que se apurou para os 'oitavos' como um dos melhores terceiros, ao vencer Portugal (2-0) -, devido a um golo na própria baliza de Le Normand, aos 18 minutos, que foi o seu primeiro sofrido na prova.

A Espanha, que foi a única seleção a concluir a fase de grupos só com vitórias, anulou a vantagem georgiana e deu a volta ao marcador com golos de Rodri, aos 39 minutos, Fabián Ruiz, aos 51, Nico Williams, aos 75, e o suplente Dani Olmo, aos 83.

Em perspetiva está já um jogo grande nos 'quartos' deste Euro2024, na sexta-feira, em Estugarda, em que a Espanha, vencedora da prova em 1964, 2008 e 2012, defronta a anfitriã Alemanha, que se sagrou campeã em 1972, 1980 e 1996.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela