Secções
Entrar

FIFA explica escolha de Portugal, Espanha e Marrocos (mais trio sul-americano) para Mundial'2030

Record 04 de outubro de 2023 às 17:39

Organismo confirma que a prova centenária será organizada por estes três países, com Uruguai, Argentina e Paraguai a receberem ainda um jogo cada.

A FIFA confirmou que o Mundial'2030 vai mesmo ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos, com início na América do Sul (um jogo cada para Uruguai, Argentina e Paraguai). Em comunicado, Gianni Infantino, presidente do organismo que rege o futebol mundial, explicou assim a decisão.

"Num mundo dividido, a FIFA e o futebol lutam por unir. (...) Dois continentes - África e Europa - unidos não apenas na celebração do futebol mas também a promover uma coesão cultural e social únicas. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão. Em 2030, teremos uma pegada mundial única, com três continentes - África, Europa e América do Sul - e seis países - Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai - a dar as boas-vindas e unindo o Mundo enquanto se celebra o 'jogo bonito' e o centenário do Mundial", afirmou Infantino.

De resto, o Conselho da FIFA aceitou, de forma unânime, que haverá uma candidatura única composta por estes três países, sendo que Portugal, Espanha e Marrocos (assim como o trio sul-americano) ficam automaticamente qualificados para a fase final. Em 2024, haverá depois um Congresso da FIFA, onde será tomada uma decisão final relativamente à candidatura a apresentar, já com todos os detalhes. A FIFA acrescenta ainda que, dado o "contexto histórico" em torno do centenário, decidiu também de forma unânime a organização de uma cerimónia para celebrar esse momento em Montevideo, palco do primeiro jogo de sempre da prova, em 1930, assim como três partidas no Uruguai (precisamente em Montevideo), Argentina e Paraguai.

Por outro lado, a FIFA 'convidou' a AFC (Ásia) e OFC (Oceânia) a fazerem candidaturas à organização do Mundial'2034, numa lógica de rotação continental.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela