Secções
Entrar

Fernando Gomes pediu à PGR e à PJ que analisassem documentos

23 de junho de 2017 às 19:04

Reacção à polémica levantada pelo director de comunicação do FC Porto sobre alegadas pressões do Benfica aos árbitros

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, disse à agênciaLusater solicitado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Judiciária (PJ) a averiguação da documentação referente à arbitragem, desde que assumiu o cargo.

1 de 4
Fernando Gomes
Foto: Diogo Pinto / FPF
Fernando Gomes
Foto: Diogo Pinto / FPF
Fernando Gomes
Foto: Diogo Pinto / FPF
Fernando Gomes
Foto: Diogo Pinto / FPF

"Solicitei à PGR e à Direcção Nacional da PJ que consultassem todos os processos de nomeação, classificação e relatórios dos observadores dos árbitros, promovidos pelo Conselho de Arbitragem e seus dirigentes, desde a minha entrada na Federação Portuguesa de Futebol, em Dezembro de 2011", afirmou Fernando Gomes, em declarações àLusa.

O director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, acusou o Benfica de influenciar o sector da arbitragem e apresentou alegadas mensagens de correio electrónico de responsáveis "encarnados", nomeadamente de Paulo Gonçalves e Luís Filipe Vieira, num dos casos com o delegado da Liga de clubes Nuno Cabral, visando a descida da avaliação do árbitro Rui Costa, através de recurso.

Entre outras situações, o responsável dos "dragões" revelou também a alegada partilha de mensagens de telemóvel do actual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, na altura em que presidiu à Liga de clubes, entre o director de conteúdos da BTV, Pedro Guerra, e o ex-presidente da Assembleia-Geral da Liga Carlos Deus Pereira.

"O meu interesse e empenho no combate a todas as práticas ilegais e criminosas, na defesa da verdade desportiva, é bem conhecido das entidades a quem mais uma vez decidi recorrer. Confio - sem reservas - nas entidades públicas referidas. E espero que esta minha decisão seja apoiada por todos os agentes desportivos que querem o apuramento da verdade", rematou Fernando Gomes.

O FC Porto informou que "satisfez o pedido" da PJ e entregou "toda a documentação disponível" relativa ao caso dos emails.

Antes, igualmente em comunicado, o Benfica negou "qualquer tentativa de condicionamento quer da arbitragem, quer dos órgãos da justiça desportiva" e denunciou uma campanha "com recurso a práticas criminosas", acrescentando que a "seu tempo serão devidamente julgadas e sancionadas, é essa sim uma flagrante tentativa de condicionamento dos árbitros e da justiça".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela