Tóquio2020: Criador do logótipo envolvido em novo plágio
Kenjiro Sano tinha apresentado desculpas por polémica de plágio numa campanha a uma cerveja sem álcool. Agora é um Jardim Zoológico
Os responsáveis do Jardim Zoológico de Nagoya, no Japão, solicitaram hoje uma investigação à criação do seu logótipo, da autoria de Kenjiro Sano, acusado de plagiar o símbolo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
Os mesmos responsáveis, citado pela agência Kyodo, pediram esclarecimentos a Kenjiro Sano depois de se terem apercebido de que o símbolo do Zoo de Nagoya é muito semelhante ao do parque do Museu Nacional da Costa Rica, criado pelodesigner em 2013.
Este sábado, Kenjiro Sano tinha apresentado desculpas por nova polémica de plágio numa campanha publicitária a uma cerveja sem álcool.
Em causa estava uma série de imagens da campanha que a MR Design, empresa de Kenjiro Sano, pediu à marca que comercializa a bebida para serem retiradas.
"Uma investigação interna revelou que tínhamos utilizado parcialmente criações concebidas por terceiros para algumas das nossas criações. Sinto muito por ter causado tantos problemas a todos os interessados. Estou consciente das graves consequências das minhas acções", explicou Sano em comunicado.
Esta polémica surgiu pouco tempo depois de Kenjiro Sano e da sua empresa terem sido acusados de plágio no logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
No início de Agosto, odesigner belga Olivier Debie processou o Comité Olímpico Internacional (COI) para tentar impedir a utilização do logótipo dos Jogos Tóquio2020, por entender que este é um plágio de uma obra sua.
Edições do Dia
Boas leituras!