Secções
Entrar

Comité Paralímpico autoriza participação de russos sob bandeira neutra

29 de janeiro de 2018 às 12:28

Comité explica que penas vai autorizar a participação de atletas russos que "cumpram vários critérios" e em cinco modalidades: esqui alpino, biatlo, esqui de fundo, curling em cadeira de rodas e snowboard.

Cerca de 30 a 35 atletas russos vão ser autorizados a participar nos Jogos Paralímpicos de Inverno PyeongChang2018, mas sob bandeira neutra, anunciou esta segunda-feira o Comité Paralímpico Internacional (IPC), que mantém a decisão de proibir a participação da Rússia.

1 de 6

Em comunicado, o IPC reconhece os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos pelo Comité Paralímpico Russo para melhorar os seus programas anti-dopagem, mas explica que apenas autorizará a participação de atletas russos que "cumpram vários critérios" e em cinco modalidades: esqui alpino, biatlo, esqui de fundo,curlingem cadeira de rodas esnowboard.

O IPC considera que estarão em condições de elegibilidade para os Jogos Paralímpicos PyeongChang2018, que decorrem de 09 a 18 de Março, entre 30 a 35 atletas.

A decisão hoje anunciada é menos drástica do que a tomada pelo organismo em 2016, quando o IPC proibiu a participação de todos os atletas russos nos Jogos Paralímpicos Rio2016.

"No verão de 2016 considerou-se que o sistema anti-dopagem russo estava completamente comprometido, corrompido e permeável a abusos, pelo que nessa altura era impossível determinar que desportistas estavam limpos. Por isso foram excluídos todos", explicou Andrew Parsosns, presidente do IPC.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela