Secções
Entrar

Covid-19: Liga reúne-se com clubes para debater “ajustes ao protocolo”

Lusa 01 de dezembro de 2021 às 15:56

Reunião, que decorrerá por videoconferência, "permitirá o ajuste de medidas para os jogos da jornada 13" da I Liga e da II Liga, entre quinta-feira e a segunda-feira seguinte, "tendo em conta o atual contexto pandémico".

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) convocou hoje os clubes e os seus departamentos médicos para uma reunião, com o objetivo de debater "ajustes ao protocolo existente" de combate à pandemia de covid-19, informou o organismo.

Lusa

"A Liga Portugal convocou os clubes e respetivos departamentos médicos para uma reunião a realizar-se estar tarde e que servirá para debater e discutirem-se ajustes ao protocolo existente no combate à covid-19, após a orientação divulgada esta manhã pela Direção-Geral de Saúde [DGS]", informou a LPFP, no sítio oficial na Internet.

Segundo o organismo representativo dos clubes, a reunião, que decorrerá por videoconferência, "permitirá o ajuste de medidas para os jogos da jornada 13" da I Liga e da II Liga, entre quinta-feira e a segunda-feira seguinte, "tendo em conta o atual contexto pandémico".

O organismo informou também sobre as novas condições de acesso aos estádios das equipas dos escalões profissionais, de acordo com a atualização da norma da DGS, assinalando que, nos "recintos cuja lotação seja inferior a 5.000 lugares, apenas é exigido certificado de vacinação à covid-19 para a entrada de público nos respetivos jogos, com efeito imediato".

"Nos casos em que a lotação seja superior aos já referidos 5.000 lugares, será pedido o certificado de teste, certificado de recuperação ou teste negativo", precisa a LPFP, depois de a 12.ª ronda ter ficado marcada pela suspensão do jogo Belenenses SAD-Benfica.

Devido a um surto do coronavírus SARS-CoV-2 que atingiu jogadores, treinadores e elementos da estrutura do clube - 13 dos quais infetados pela nova estirpe Ómicron -, o Belenenses SAD apresentou-se com nove jogadores no jogo de sábado com o Benfica.

O encontro foi suspenso no início da segunda parte, aos 48 minutos, depois de os ‘azuis’ terem ficado sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo (sete), numa altura em que o Benfica vencia por 7-0.

A Liga de clubes sustentou a realização do jogo com a ausência de um pedido formal de adiamento, tendo avançado com uma participação para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que já instaurou um processo com "natureza urgente", para apurar responsabilidades, enquanto o Belenenses SAD pediu a repetição do encontro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela