A Escola Superior de Desporto de Rio Maior organiza a 1ª Edição de um evento que pretende afirmar-se como referência internacional.
Será a 1ª edição do ICOS+ International Congress of Outdoor Sports, um evento internacional, que decorre nos dias 25,26 e 27 de junho de 2025, em Rio Maior.
O ICOS+, pretende afirmar-se no panorama internacional associado às práticas desportivas em contato com a natureza. Na base do seu conceito, está uma visão holística destas práticas que têm vindo a ganhar cada vez mais relevância na sociedade, por motivos ambientais, sociais, de saúde ou económicos. Em discussão, estarão 4 temáticas: Turismo e economia; Saúde e Bem estar; Educação e aprendizagem e Performance desportiva.
Além da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. e da Câmara Municipal de Rio Maior, principais sponsors do evento, conta igualmente com mais de 20 parceiros nacionais e internacionais, entre estes a Fundação do Desporto, APECATE, ENOS- European Network of Outdoor Sports e a Floema.
Nas palavras do Presidente do IPSantarém, Prof. Dr. João Moutão "Este evento, deverá ser o primeiro do género que aborda estas práticas numa perspetiva tão abrangente. Esperamos poder estimular a discussão, criar pontes entre a teoria e a prática e promover o estabelecimento de relações e novas parcerias".
Mas o evento é mais do que um congresso académico " O ICOS+ pretende também ser um evento onde se celebre a cultura destas práticas. Além de um elenco internacional de referência, possui um conjunto de atividades sociais e culturais que visam enriquecer a experiência de todos os participantes"
Estão previstas um conjunto de atividades sociais, tours, workshops, apresentação e discussão de projetos nacionais e internacionais. Destaca-se ainda a realização de uma edição do reputado European Outdoor Film Tour (EOFT, https://pt.eoft.eu/en ), festival internacional de cinema (acesso gratuito aos participantes no ICOS+).
O congresso destina-se a todos os que se relacionam e trabalham com os desportos de natureza, sendo particularmente relevante para membros da academia (professores e investigadores) mas também profissionais das áreas do desporto, do turismo, do ensino, Municípios, entre outros.
A inscrição, em período Early Bird (até 5 de abril), tem o custo de 150€ e inclui todo o programa do congresso, com exceção das tours sociais no dia 27 de junho (info sobre o registo em https://icoscongress.com/registration/)
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.