NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Pela primeira vez que a Grestel desenha e fabrica azulejos em grés fino para um projeto de intervenção urbana.
Este projeto teve como objetivo a valorização do edifício através da transformação da fachada com recurso a azulejos personalizados e com relevo, preservando a tradição da azulejaria portuguesa, ainda bem presente na arquitetura da cidade e teve como beneficiários a Confraria dos Ovos Moles, a Confraria de São Gonçalo e a ADERAV.
Sob a insígnia COSTA NOVA, a principal marca própria da Grestel, nasceram três azulejos representativos de cada uma das associações que passaram a ter a sua sede nesse espaço. Todos os azulejos foram produzidos em Eco Gres ®, uma pasta cerâmica inovadora e completamente sustentável, feita a partir de materiais reciclados, provenientes de excedentes e subprodutos cerâmicos e de outras indústrias.
A intervenção na fachada deste edifício histórico é já um ponto de interesse para os habitantes locais e poderá tornar-se num caso sério de atração turística da cidade, conhecida pela sua tradição cerâmica e arquitectura em azulejaria portuguesa.
Um projeto pioneiro que alia a promoção e preservação cultural da cidade à sustentabilidade, e que poderá resultar num novo nicho de negócio para a Grestel – "Costa Nova Ecotiles em Eco Gres" - a criação de azulejos cerâmicos para o setor da construção, feitos a partir de grés reciclado e totalmente sustentáveis.
A nova sede da Confraria dos Ovos Moles, Confraria de São Gonçalo e ADERAV – Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, foi inaugurada no passado sábado, dia 15 de janeiro e situa-se no Número 27 da Rua Homem Cristo Filho, 3810-120 Aveiro
Sobre o Eco Gres®
Eco Gres® é uma marca registrada da Grestel. Todos os produtos com este selo de garantia são produzidos a partir de materiais reciclados não perigosos, provenientes de excedentes e subprodutos cerâmicos e outros aditivos. Uma pasta cerâmica inovadora e 100% ecológica.
O Eco Gres® é o resultado de um longo trabalho de investigação entre a Grestel e a Universidade de Aveiro, que culminou no desenvolvimento de uma matéria-prima reciclada com grandes vantagens para o meio ambiente, como a preservação de recursos naturais – com a redução do volume de extração de matérias-primas naturais; a eficiência energética – com a consequente redução da pegada ecológica; e a Saúde e segurança – com a redução dos excedentes descartados em aterros sanitários.
Grestel renova fachada da Casa das Associações em Aveiro
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.