Sábado – Pense por si

Qual é o risco de contágio no jantar de passagem de ano? Português cria simulador

Diogo Camilo
Diogo Camilo 30 de dezembro de 2020 às 16:57

Manuel Gameiro da Silva, investigador da Universidade de Coimbra, desenvolveu um simulador que prevê se ou quanto do vírus inalamos em espaços como escolas e escritórios, usando ou não máscara. Objetivo é agora adaptar o modelo a uma app de telemóvel.

O perigo de transmissão da covid-19 vem principalmente dos espaços fechados. Para prever a quantidade de coronavírus que existe no ar ou é inalada, um cientista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um simulador que deteta se ou quanto vírus SARS-CoV-2 inalamos após estarmos determinado tempo num espaço.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.